De 14 a 16 de julho, sete casais participaram da segunda etapa do Seminário para Casais, credenciado pelo Family Live Mission (Missão para a Vida Familiar), que aconteceu no Centro de Eventos Rodeio 12. O treinamento habilitou os participantes para poderem aplicar, avaliar e dirigir o diálogo pastoral sobre assuntos da vida matrimonial. Um dos pré-requisitos para esta função é o método da Análise de Temperamento Taylor-Johnson.
As palestras abordaram temas como “Introdução ao diálogo”, “Fundamentação bíblica do matrimônio”, “Auto-aceitação”, “Como resolver conflitos” e “Sexualidade”. Após as apresentações, um diálogo com cada casal participante aprofundou a proposta. “O peso neste seminário, portanto, não está num debate em grupo, e sim, na conversa entre o casal. Os temas foram tratados com muita profundidade, enriquecidos com exemplos pessoais dos palestrantes, que mostraram como lidam e superam dificuldades de relacionamento”, afirma o pastor Werno Stiegemeier
A proposta foi conduzida por meio do método Taylor-Johnson Temperament Analysis (Análise de Temperamento Taylor-Johnson). A metodologia não é um teste, e sim, uma descrição do temperamento. Por isso, cada casal deve se conhecer melhor e compreender seu modo de agir e de reagir. “Conhecer as características fracas e fortes de seu temperamento é fundamental para a compreensão, a aceitação e a busca de mudanças onde elas são desejáveis ou necessárias”, acrescenta Stiegemeier.
“Sofrimento e alegria a gente encontra em todas as partes do mundo. Que bom que podemos nos alegrar juntos e nos ajudar mutuamente nas dificuldades.”, reforça a palestrante Elfriede Völkner.
Cronograma: entre 24 e 28 de junho, nove casais participaram da primeira etapa do treinamento. A direção do seminário estava ao encargo dos alemães Hartmut e Elfriede Völkner e Rudolf e Katrin Fuchs. Ambos com experiência no trabalho com casais. Nos dias 28 e 29 de agosto novamente estarão reunidos em Rodeio 12 para a preparação e organização de um seminário para casais das paróquias do Sínodo Vale do Itajaí, em língua portuguesa, que deverá acontecer em 2009.