“A transformação de vidas ocorre pela fé, isto é, pela confiança de que o poder de Deus pode fazê-la e que isso acontecerá no tempo de Deus. A música também é um meio pelo qual o evangelho transforma a vida das pessoas. A teologia de Martim Lutero se espalhou rapidamente pela Alemanha por meio de hinos com melodias populares. A música foi o veículo mais eficaz no processo de divulgação da Reforma. Com as letras de seus cânticos e hinos, ele conseguiu alcançar, utilizando a música como mensageira, a um grande número de pessoas, muitas que não sabiam ler, divulgando assim os acontecimentos, os ideais da Reforma e o Evangelho”, afirmou o pastor sinodal Alan Schulz, ao pregar na celebração de encerramento do 31º Seminário de Música do sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense, na manhã de domingo, 11 de junho, na Capela 12 Apóstolos, no Centro de Eventos Rodeio 12.
O seminário oportunizou momentos de formação, entre os dias 07 e 11 de junho. Oficinas temáticas, vivências em grupo, práticas musicais com grande coro e conjunto instrumental foram oferecidas no decorrer dos dias. Os participantes relataram que as experiências com a música na vida comunitária aprimoram celebrações e encantam as pessoas. “Fazer música é incrível e as oficinas são muito divertidas. O fato de ser um ambiente descontraído com um repertório bem escolhido e arranjado e um time de professores de alto padrão, o seminário é uma ótima opção para aperfeiçoar conhecimento e conhecer novas pessoas”, relataram musicistas.
Após três dias de intenso trabalho, vivendo uma imersão músico-cultural, as pessoas participantes puderam mostrar seus talentos na Mostra Cultural, no sábado à noite. Meditações e mensagens também integraram a programação diária do seminário.
Neste ano foram oferecidas as oficinas de Regência, com Roberto Rossbach e Mônica Kropp Constante; Arranjo, com Eusébio Kohler; Estruturação Musical, com Bruna Hedler e Daniela Weingärtner; Técnica Vocal para Coralistas, com Marcos Klabunde; Prática de Música Antiga, com Henriette Hillbrecht, Caroline Gruetzmacher Souza e Vitor Andrade; Conjunto Vocal e Instrumental Juvenil, com Daniela Weingärtner; Cordas Friccionadas, com Vitor Andrade e Caroline Gruetzmacher Souza; Cordas Dedilhadas, com Lemuel Barbosa; Banda de Sopros e Percussão, com Monica Kropp Constante; Flauta Doce, com Henriette Hillbrecht; Teclados, com Marcos Klabunde; Prática de Grupos Instrumentais e Bandas de Louvor, com Lemuel Barbosa e Bruna Hedler; Musicoterapia e o Fazer Musical Inclusivo, com Cladis Erzinger Steuernagel, Vitor Andrade e Vanessa Kaiser; e Acervos Musicais Institucionais, com Roberto Rossbach e Caroline Gruetzmacher Souza.
“Que o seminário possa ser testemunho de fé para as comunidades. Uma reflexão acerca da função que a música cristã ocupa nos espaços de vivência da fé. Que a música em nossas vidas se torne um elemento de construção de pontes, com as quais nos aproximamos de Deus e aproximamos as pessoas umas das outras”, lembrou a Coordenação, representada pelos musicistas Cladis Erzinger Steuernagel, Roberto Rossbach e Henriette Hillbrecht.