Um seminário juntou pessoas dos três estados do sul do Brasil. Os mais de 80 inscritos se reuniram numa atmosfera de aprendizado e intercâmbio com a música. O palco deste seminário, que anualmente reúne os amantes da área, foi a cidade de Rodeio (SC), no Sínodo Vale do Itajaí, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Dentre as atividades aconteceram oficinas, orquestra e canto coral. O encerramento aconteceu com culto especial, na manhã do domingo, em Timbó (SC).
No grupo das Vivências tinham atividades como técnica vocal, regência de coro infanto-juvenil, música antiga, dinâmica através da música, brincar de fazer música, composição musical, regência de coro adulto, pedagogias em educação musical e análise da música – música sacra. Já em outro grupo, aconteceram oficinas de canto, flauta doce, flauta transversa, música de câmara, percussão, sopro, teclado e violão. Na segunda parte formou-se um grande grupo liderado por Eusébio Kohler e Roberto Rossbach, regentes do coro e da orquestra, respectivamente.
De acordo com a coordenadora do Conselho de Música e Liturgia do Sínodo Vale do Itajaí, Rubia de Oliveira, o seminário é uma ótima oportunidade de levar mais vida às comunidades da nossa IECLB. “Ano a ano temos acreditado neste desafio e ficamos realizados quando ouvimos o retorno de que o seminário muda a vida das comunidades, mas também a vida de cada um. Cada vez, mais pessoas se juntam nesta bonita forma de louvar a Deus”.
Uma celebração especial marcou o fim deste encontro. A palavra foi pregada pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich, na igreja da Comunidade Cristo Redentor, em Timbó (SC). “Deus dá dons para todas as pessoas que fazem parte do corpo de Cristo. Numa orquestra todos são igualmente importante. A Igreja é como uma grande orquestra, onde todos tem o seu valor. Deus merece o nosso melhor. E o melhor é o que fazemos com amor”.