O autocuidado e a compreensão da necessidade de se importar com a própria saúde foram as temáticas centrais do seminário promovido pelo Conselho Sinodal de Diaconia do Sínodo Vale do Itajaí, nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Eventos Rodeio 12.
A terapeuta Marlene Zizemer Gaede conduziu a palestra e afirmou que é necessário que cada pessoa dê um tempo para si mesma, isto é algo essencial para o ser humano. “Deus nos deu a vida e quer que cuidemos dela”. Ela disse que as pessoas que se envolvem com o trabalho de ajuda ao próximo, muitas vezes se esquecem de se ajudar.
Marlene questionou os participantes sobre a correta alimentação. Perguntou se ingerem a quantidade mínima de água por dia. Ressaltou a importância das visitas periódicas aos médicos. Lembrou a necessidade dos momentos de lazer e de descanso para a saúde. Quando fez alusão à uma máquina, reiterou que cada órgão do corpo tem uma função e que precisam estar em equilíbrio, assim como as engrenagens das máquinas. “Além das características biológicas, as emocionais são importantes para o nosso equilíbrio e nos dão uma longevidade saudável”.
“Assim como Deus cuida de nós, com carinho, amor e proteção, nós também podemos nos cuidar e cuidar de outras pessoas de forma saudável e carinhosa. É assim que devemos agir e assim que desejamos a todas as pessoas envolvidas com o trabalho diaconal em cada uma das paróquias da nossa IECLB”, finalizou a diácona Simone Engel Voigt, coordenadora do Conselho Sinodal de Diaconia.