A abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos aconteceu no Culto Ecumênico celebrado pelas Igrejas Católica Apostólica Romana (Icar), Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Evangélica Luterana do Brasil (IELB), no dia 16 de maio, às 19h30, na Catedral Diocesana São Paulo Apóstolo, em Blumenau/SC. A pregação ficou ao cargo do pastor Carlos Kracke (IELB) sob o tema: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo”, baseado na carta do apóstolo Paulo.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos iniciou no último domingo, dia 20, e se estende até o dia 27. Cristãos de todo o Hemisfério Sul estão unidos em celebração. É uma semana muito especial, pois pessoas das mais variadas etnias e culturas estão dedicadas à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade.
O pastor sinodal Breno Carlos Willrich explica que a proposta pretende contribuir para que irmãos de diferentes congregações se juntem em momentos únicos de partilha, comunhão e integração. “Cada um é chamado a transformar a realidade onde vive e a construir um mundo melhor. Busquemos, com orações, a mostrar sinais concretos de unidade para superar os maiores desafios. Que a partir da reflexão desta semana, Deus nos empodere para uma transformação, a partir da certeza que vem da vitória do Ressucitado.
Durante esta semana muitas comunidades do Sínodo Vale do Itajaí estão celebrando a Semana de Oração com programações ecumênicas. O evento encerra com a pregação do pastor Willrich, na Paróquia Católica Santa Terezinha, em Timbó, no dia 25 de maio, às 19h30.