Os secretários-executivos das paróquias do Sínodo Vale do Itajaí realizaram mais um encontro, no Centro de Eventos Rodeio 12, no dia 26 de abril. Dentre os assuntos, o Programa de Comunidades Autossustentáveis (ProCAS) da Luterprev foi apresentado. Os participantes também tiraram dúvidas em relação às estatísticas da IECLB e questões relacionadas a resolução de conflitos.
O ProCAS pretende qualificar os profissionais para gestão administrativa e social das comunidades e paróquias. Além disso, promove a interface da gestão com a missão, visão e valores da Igreja. Ao final, reflete sobre o contexto social e as práticas dessas comunidades. O curso está organizado em dois módulos com aulas alternadas, compreendendo disciplinas tanto do campo da Teologia como da Gestão, com enfoque no Terceiro Setor.
Em outra oportunidade, os participantes conheceram o projeto “Raízes da Nossa História”. O objetivo do projeto, desenvolvido pela Igreja Luterana, em parceria com o Governo do Estado, é resgatar e manter viva a memória dos grupos luteranos do Vale do Itajaí.
Após o término desta etapa, que inclui todo o resgate histórico dos materiais e preservação das informações que constam nos livros de batismo, confirmação, casamento e óbitos, entram outras duas fases: a tradução e indexação do conteúdo. O projeto “Raízes da Nossa História” deve ser concluído em 2013.
“Um projeto como este é importante para que possamos contar a história, não só de uma Igreja, mas de um desenvolvimento de toda uma região. Como IECLB, temos a responsabilidade de manter viva esta história”, comemora a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.