Um culto especial de Ação de Graças marcou a despedida do P. Rolf Roeder, no domingo, 31 de julho, da Paróquia Apóstolo João, em Pomerode/SC. Na ocasião ele também passou a integrar o quadro de ministros eméritos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Ao longo dos 23 anos de atuação na caminhada da Igreja, Roeder e sua família tiveram grandes experiências no ministério e na vida. O tema do Culto de Despedida foi: ‘Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia’. Rm 9.16
Em sua pregação afirmou ver o Ministério Pastoral exercido como graça, misericórdia de Deus. “Deus seja louvado! Tudo, nestes anos de pastorado, levam à gratidão e ao louvor a Deus. Fui apenas um instrumento nas mãos do Senhor da Igreja. A Deus pertence toda honra e glória”, disse Roeder quando também agradeceu à esposa Elisete, que sempre esteve ao seu lado durante todo o exercício do pastorado, auxiliando nas atividades comunitárias, apoiando e incentivando projetos, cuidando da família, com afinco e dedicação.
O agora, pastor emérito, lembrou dos presbitérios, diretorias, lideranças e todas as pessoas que de forma abnegada ajudaram a construir a caminhada trilhada com tantos desafios. Ele reforçou que sempre pode contar com a parceria das lideranças para propor novas atividades, recursos modernos e ferramentas de comunicação mais eficientes.
“Deus me deu espírito criador e inovador. Agradeço a Deus pelos dons recebidos. Desejo que a misericórdia de Deus possa ser sentida, experimentada, no dia a dia da vida de todos. Que o amor de Deus leve à gratidão e ao louvor a Deus. Com o coração cheio de gratidão, somos mais felizes. Que Deus abençoe muito e que cada pessoa também se torne uma bênção para os outros”, compartilhou o P. Rolf.
Nestes anos ele também se envolveu em variadas atividades da Igreja fora dos muros da paróquia. Envolveu-se com o Curso Básico da Fé, em português e alemão. Desenvolveu materiais para o Ensino Confirmatório. Participou de curso de liderança. Escreveu quatro apostilas dos cursos de Discipulado, Bíblico Básico, Liderança Cristã e de Aprofundamento. Formação foi uma das características do ministério de Roeder, quando experimentou um programa de capacitação de membros baseado nos quatro pilares das comunidade primitivas: doutrina dos apóstolos, comunhão, partir do pão e orações.
“Os dois sentimentos predominantes são gratidão e felicidade. Gratidão, especialmente, a Deus pela vocação, capacitação e entusiasmo na seara do Senhor. Foi um privilégio poder estar presente em momentos especiais de famílias das comunidades”.