O Sínodo Vale do Itajaí, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a Associação Empresarial de Blumenau e o Governo do Estado de Santa Catarina trabalham no projeto Raízes da Nossa História, desde agosto do ano passado. Hoje, mais de 41 mil páginas de livros de registros de casamentos, batismos, confirmações e óbitos, das paróquias Centro e Badenfurt, em Blumenau e das paróquias de Pomerode, foram digitalizadas. A intenção é que o projeto se estenda para as 30 paróquias do Sínodo Vale do Itajaí.
Os primeiros registros são do início da colônia, quando o pastor Oswaldo Hesse anotava, em alemão, tudo o que acontecia na comunidade, entre os anos de 1.856 a 1.865. Parte dos textos foi transcrita e traduzida. O objetivo é que em breve todo o material esteja disponível também na internet.
“A preservação dos livros de registros representa o cuidado com a própria história do Vale do Itajaí. Boa parte desses livros estava em estado de difícil manuseio. Alguns se rasgavam facilmente e ficavam cada dia mais frágeis”, comenta a coordenadora do projeto, Vera Lúcia Luchtemberg. A proposição foi feita pela Associação Empresarial de Blumenau e os recursos foram repassados pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Regional de Blumenau e de Turismo, Cultura e Esporte.