Ministros e ministras do Sínodo Vale do Itajaí estudaram o tema “Sentido de Vida e Comunidade”, com o professor e psicólogo Me. Guilherme Falcão. A conferência ministerial aconteceu no dia 19 de abril, no Centro de Eventos Rodeio 12.
A partir da logoterapia, que é uma escola psicológica de cunho fenomenológico, existencial, humanista e teísta, as pessoas refletiram sobre o sofrimento, liberdade, ética, renovação e transparência, aplicados ao ser humano e seus conflitos.
“As pessoas são filhas de seu passado, mas não escravas. Elas precisam ser verdadeiras e não perfeitas. Se a situação for boa, desfrute-a; se não for, transforme-a; se não puder transformá-la, transforme-se. Celebrar a vida faz parte da saúde mental”, disse Falcão.
Segundo o pastor sinodal Alan Schulz, a formação de ministros e ministras é uma tarefa do Sínodo e contribui para o cuidado pastoral, ajudando no autoconhecimento e no serviço prestado nas comunidades. A temática está inserida no Plano de Ação Missionária do Sínodo Vale do Itajaí.