A nova administração pública instalada em Santa Catarina a partir da revolução de 30, no século passado, estabeleceu que, gradualmente, as escolas estrangeiras passassem a ensinar na língua portuguesa. Este primeiro passo foi o suficiente para que as escolas comunitárias não fossem mais utilizadas para o Ensino Confirmatório e como local de Culto, já que estes aconteciam na língua alemã.
Aos poucos, as comunidades de Confissão Luterana perderam suas escolas e a propriedade onde elas estavam erguidas. O mesmo caminho aconteceu na Vila Itoupava. Até então, os cultos aconteciam na Escola Comunitária construída em um terreno doado pelo Estado para a Comunidade Evangélica. Em 16 de fevereiro de 1936, foi lançada a pedra fundamental da primeira igreja da Comunidade Gustavo Adolfo, em um terreno adquirido na Rua Henrique Conrad. No ano seguinte, em 13 de junho, a primeira igreja foi inaugurada. Sob o empenho do Pastor Roberto Kinas, em 1967 iniciou a obra da construção do novo templo que foi inaugurado em 18 de novembro de 1973.
Para as comemorações dos 70 anos da Igreja Gustavo Adolfo, nos dias 13 e 14 de junho serão realizadas duas palestras com os pastores Egon Wutzke e Geraldo Schach cujo enfoque será o desafio proposto no tema do ano da IECLB e no dia 17 acontecerá um Culto Festivo com a presença da pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat e do pároco da paróquia, pastor Nilson Mathies.
Local das festividades: Rua Otília Passold, 81, Vila Itoupava, Blumenau(SC), próximo da empresa Haco Etiquetas.
Maiores Informações: na sede da paróquia, pelo telefone: (47) 3378-1140 ou pelo e-mail: peclvilaitoupava@hotmail.com