Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Paulo Butzke encerra suas atividades no Vale do Itajaí

30/09/2008

1 | 1
Ampliar

A última quarta-feira (24) foi especial para o pastor Dr. Paulo Butzke. O culto na Igreja do Espírito Santo, Paróquia Blumenau Centro, marcou a despedida do Sínodo Vale do Itajaí, no qual exercia a função de assessor de Formação e Edificação de Comunidades. Porém, ao fechar o ciclo na sede sinodal, Butzke abriu um novo capítulo na sua história ao assumir o pastorado na Paróquia dos Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR), Sínodo Paranapanema.

O culto foi oficiado pelo pároco da Paróquia Blumenau Centro, pastor Valmor Weingartner, e pela pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat. A líder sinodal enfatizou a sensibilidade e o legado que Butzke deixou para toda a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). “Você nos fez ouvir a fala do silêncio. Nossa gratidão pelo seu discernimento perspicaz, pela assertividade de expressão, pela sua visão clara e luterana de igreja, pelo sinergismo ao brotar novas idéias. Seu amor empolgado pela causa simplesmente contagiava as pessoas”.

A prédica ficou ao cargo do pastor Paulo. O Salmo 31.15 norteou as palavras sobre o “tempo”. “... O hoje para a Bíblia é o tempo que realmente importa. É um tempo com uma qualidade toda especial porque é o único tempo do qual realmente dispomos. Por isso, hoje podemos tomar decisões concretas e assumir novas atitudes, positivas e construtivas. Não ontem, nem amanhã, mas hoje é o kairós, o tempo certo, o tempo da graça de Deus. Jesus promete à sua comunidade e a cada um de nós pessoalmente: Estarei convosco todos os dias até o fim dos tempos (Mateus 28)”. 

Obreiros e obreiras do Sínodo, membros da diretoria do Conselho Sinodal e lideranças das comunidades também participaram do culto de despedida. Além da pastora sinodal, a presidente do Conselho Léa Stange de Oliveira também deixou a homenagem por todos os anos de trabalho no Sínodo Vale do Itajaí. Ao encerrar, Mariane enfatizou os desafios elencados pelo assessor. “Pessoalmente foi muito desafiador trabalharmos juntos. Num olhar retrospectivo só vejo imensa gratidão e quero que a leve no coração”.

Trabalho Sinodal: Por oito anos, o doutor Paulo Butzke coordenou as atividades da assessoria de Formação e Edificação de Comunidades do Sínodo Vale do Itajaí. A primeira etapa iniciou, na gestão do então pastor sinodal Nelso Weingartner, quando se constatou a necessidade de investir na formação de lideranças por todas as comunidades do Vale. Além disso, com a reestruturação da Igreja em 1998 era necessário fortalecer as estruturas e capacitar pessoas, não só para administrar as paróquias, mas também para vivenciar a fé e a espiritualidade. Inúmeros foram os materiais elaborados pelo assessor. O Curso Básico da Fé; Celebrar e Viver; Curso de Visitação; Orar com a Bíblia e Seminários de Presbíteros são alguns exemplos.

A Meditação do Coração foi uma das propostas que marcou a história do Sínodo Vale do Itajaí. O curso convida pessoas interessadas em aprender a arte da meditação cristã de acordo com as tradições históricas da Igreja Cristã. O projeto Não me Desampares foi outro destaque. Um curso diaconal que prepara voluntários para o acompanhamento a pessoas na fase terminal de suas vidas. De semelhante forma, pessoas foram capacitadas para acompanhar e apoiar outras no processo de luto, com o curso O Luto e a Vida.

Alguns trabalhos inovaram o dia-a-dia da IECLB. A Santa Ceia com Crianças foi um dos materiais trabalhados no Vale e que hoje está sendo disponibilizado para toda Igreja. O curso Água da Vida também aguçou a ótica de como trabalhar a teologia sacramental luterana em cursos de batismo para pais e padrinhos. A participação na elaboração do novo Plano de Ação Missionária (Pami) foi outra atividade exercida por Butzke na IECLB. Além disso, seminários no Brasil e no exterior eram constantes e, um dos grandes feitos nos últimos anos foi, a palestra principal do Concílio da Igreja, que aconteceu em Panambi (RS), há dois anos.

Dentre as últimas atividades no Sínodo, Dr. Paulo lançou o projeto Círculos Bíblicos. O objetivo da proposta é proporcionar um espaço na vida comunitária onde seja possível compartilhar a palavra de Deus e a vida num ambiente acolhedor e solidário.

História Pessoal: Paulo Butzke nasceu em Blumenau (SC) no dia 13 de julho de 1961. Casou-se com Marise Janke Butzke com quem tem o filho Guilherme Eduardo. Na academia graduou-se em Teologia na Faculdades EST, em São Leopoldo (RS). O doutorado concluiu em 1997 na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, na Alemanha.

Há 22 anos iniciou o pastorado na Paróquia de Gramado (RS). Quatro anos depois foi para Europa iniciar o doutorado. Em 1996 assumiu os trabalhos na Paróquia do Badenfurt, em Blumenau. E, desde agosto de 2000 trabalhava no Sínodo Vale do Itajaí.

Dentre os temas que o interessa estão o planejamento estratégico participativo na Igreja; sustentabilidade e motivação financeira; desenvolvimento missionário de comunidades; e espiritualidade e meditação cristã.

Culto de Instalação: O primeiro culto na Paróquia dos Campos Gerais será celebrado pelo pastor Paulo no próximo domingo (5), às 10 horas. A instalação acontece no dia 26 de outubro às 20 horas. Mais informações na secretaria da paróquia pelo telefone (42) 3028-2825.





Autor(a): Sínodo Vale do Itajaí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 3574

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br