Na manhã do dia 25 de julho, o pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Breno Carlos Willrich, participou das comemorações aos 189 anos da Imigração Alemã no Brasil, promovidas pela Prefeitura de Blumenau, na Fundação Cultural da cidade. O público pode assistir apresentações de grupos folclóricos, do coro masculino Linderkranz e também acompanhou apresentações de dança e música.
O pastor Breno lembrou que há quase dois séculos os imigrantes alemães, numa decisão de fé e coragem, deixaram a Alemanha e desembarcaram em terras brasileiras, especificamente em São Leopoldo (RS). “O ato de fé não ficou sem resposta. Deus cumpriu a sua promessa que havia feito a Abraão quando convidou a rumar para a terra prometida; promessa esta que certamente morava no coração de nossos imigrantes. Este povo trouxe de herança a espiritualidade – Bíblia e hinário -, a música, a alegria, o empreendedorismo, a coragem e a tradição. Valores que ajudaram a desenhar o Brasil e também Blumenau”.
Um cerimonial na Praça Hercílio Luz lembrou os 17 primeiros imigrantes alemães, que eram luteranos, quando chegaram em Blumenau. No monumento dos Imigrantes foram depositadas coroas de flores. Ao meio-dia, a gastronomia alemã foi destaque, com um almoço no espaço Elfy Eggert, na Fundação Cultural, que reuniu autoridades e a comunidade blumenauense. A programação em comemoração à Semana da Imigração segue até sábado (27).