O Culto de Desinstalação, na Paróquia Blumenau Centro, na quinta-feira, 6 de dezembro, encerrou as atividades ministeriais regulares do pastor Raul Wagner, tornando-o um pastor emérito. Juntamente com esta celebração de Ação de Graças também aconteceu o Culto dos Formandos da Escola Barão do Rio Branco.
Em sua reflexão, Raul enfatizou que aquela noite era de muita alegria. Disse que não poderia ser melhor estar agradecendo a Deus pelo seu ministério ao lado de pessoas jovens, formando-se para encarar uma nova caminhada. “Cada mensagem que escrevi sempre tive a certeza de que o amor de Deus é incondicional. Este amor nos convida a sermos embaixadores de Cristo na Terra. Muitas foram as alegrias no meu ministério. Sempre atendi cada aluno, cada membro, cada pessoa com muita alegria, na companhia de Deus. Que Deus me permita poder continuar sendo o Seu embaixador”.
O pastor sinodal Breno Carlos Willrich e o vice-pastor sinodal Irineu Valmor Wolf conduziram o Ato de Desinstalação. A partir de um breve histórico na caminhada da Igreja Evangélica de Confisssão Luterana no Brasil (IECLB), Willrich destacou as atividades que o P. Raul e sua esposa Clea assumiram. “Desempenhaste teu ministério para o bem de diferentes pessoas, comunidades e instituições; para o bem da IECLB e, em extensão, à sociedade brasileira. Nós agradecemos a Deus por tua vocação e pela dedicação de teus dons”.
O pastor Raul iniciou o ministério em 1975, na cidade de Jaraguá do Sul. Foi um tempo de aprendizado. Em outubro de 1981 foi enviado para Lages, em um pastorado com um grande número de comunidades. Mas, foi nesta época que Raul se identificou com a área da Educação e anos mais tarde foi indicado para integrar o Conselho Interconfessional de Ensino Religioso (CIER).
No início da década de 90, o pastor Raul foi liberado pela então 2a Região Eclesiástica para um projeto na área da Educação. Naquele tempo participou da organização do Encontro de Líderes Religiosos, por ocasião da visita do então Papa João Paulo II. De 1994 a 1998, um novo desafio fez com que Raul viajasse o Brasil, como evangelista, transformando vidas e edificando comunidades.
Desde 1998, ele atua em escolas da Rede Sinodal. No Colégio Dr. Blumenau, em Pomerode; no Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque; e por fim na Escola Barão do Rio Branco, em Blumenau.
“Pastor Raul sua capacidade intelectual e de comunicação; sua amizade, seus sonhos e suas lutas fizeram da IECLB uma Igreja melhor. Colocaram as pessoas, pela palavra, mais perto de Deus; e fizeram de milhares de crianças e jovens, pessoas com mais valor”, finalizou o pastor sinodal.