Tobias Mathies
Assessoria de Comunicação da Assembleia
tobiasmathies@terra.com.br
O pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Dr. Walter Altmann, proferiu a palestra da 14ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí. Na manhão deste sábado (26), abordou o tema “Superando conflitos na vida comunitária”. Ao iniciar, fez a analogia da Igreja com um corpo. “Um só corpo, muitos membros. Todos são importantes e essenciais para o correto funcionamento. Cada qual com a sua função específica”, lembrou.
Como exemplo, explanou sobre a Comunidade de Corinto. Questionou o Plenário se esta era a comunidade ideal. E, seguiu dizendo que lá também existiam graves problemas nas mais diversas áreas, como por exemplo, na organização dos cultos, na conduta moral, na discriminação social, na doutrina, nas divisões internas e nas questões eclesiásticas levadas aos tribunais civis. Porém, Altmann diz que o apóstolo Paulo afirmara que, mesmo assim, esta comunidade era constituída por pessoas santificadas em Cristo (1. Coríntios 1.2).
“A Igreja peregrina entre sexta-feira da Paixão e domingo de Páscoa, ou seja, a Igreja olha para o Cristo crucificado na certeza da ressurreição”. O palestrante ressaltou que é o Espírito Santo quem produz a fé que leva ao amor. “A Igreja peregrina sempre provém da fé e leva ao amor”.
Ao finalizar, elencou alguns aspectos importantes para resolução de conflitos. Em primeiro lugar, a vontade de querer superar conflitos. A busca pelo valor maior em comum e a resolução por diálogo e negociação foram outras ações abordadas.
Após a palestra, o pleno da Assembleia se reuniu em grupos de trabalho para a discussão do tema. Dr. Altmann encaminhou como eixo de discussão uma questão. “Como podemos fortalecer a unidade em nossa comunidade e na Igreja?”.