Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Paróquias de Blumenau celebram os 497 anos da Reforma com culto especial

22/10/2014

O Dia da Reforma será lembrado pelas oito paróquias da Comunidade Evangélica de Blumenau (Centro, Garcia, Progresso, Itoupava Seca, Fortaleza, Velha, Velha Central e Gaspar) em um culto especial, no dia 31 de outubro, às 19h30, na Igreja Martin Luther, Paróquia Blumenau-Itoupava Seca (Rua Coronel Feddersen, 106, Blumenau/SC). A pregação será conduzida pelo pastor Dr. Carlos Dreher, professor na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS.

A iniciativa pretende reunir em torno de mil membros numa grande celebração para marcar os 497 anos da Reforma Luterana. O louvor será o carro-chefe da programação com um grande coro, regido pela musicista Elisiana Klabunde e uma orquestra comandada pela musicista Cristiane Holetz Weingärtner. Após a celebração, haverá uma grande confraternização no espaço de eventos da Paróquia.

Reforma: o movimento foi iniciado por Martin Luther. Em 1517, o jovem padre afixou as 95 teses na igreja do Castelo de Wittemberg. A história da vida de Martim Lutero se insere dentro do contexto de busca pelas origens evangélicas. Seus desencontros com a Igreja Católica tinham como pano de fundo a interpretação das Sagradas Escrituras. Seus esforços para chamar atenção de desvios e abusos de autoridade não encontraram eco e o levaram à excomunhão.

O insucesso, no entanto, não freou o movimento da Reforma na Igreja. Martim Lutero tornou-se um dos principais protagonistas. Graças a grande receptividade o movimento se espalhou na Alemanha e em outros países europeus. Por causa da liderança de Lutero e também pelo fato de a sua pessoa ser o centro das tensões e dos conflitos com a Igreja Católica, as pessoas simpáticas e seguidoras do movimento começaram a ser chamadas de “luteranas”. Tratava-se no início de um xingamento de adversários e opositores.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br