Uma celebração marcou a inauguração da casa pastoral da Comunidade de Testo Alto, pertencente à Paróquia São Lucas, em Pomerode (SC). O culto aconteceu no dia 7 de julho e foi conduzido pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich e pelos ministros locais – pastor Aldo Beskow e pastora Sinara Grellmann Kammers.
Willrich abordou a história de Marta e Maria, em Lucas 10.38-42. Ele disse que a casa pastoral é um lugar onde moram amigos de Jesus. De pessoas que abrem as portas da casa, do lar e do coração para hospedar Jesus. “Este é um lugar para deixar Jesus nos servir: no descanso, no convívio familiar, na recepção de amigos, no cuidado; é também uma casa à serviço de Jesus”.
Desde 1991 a então Paróquia do Rio do Testo (Pomerode) passa por profundas transformações. Naquela época existia uma estrutura totalmente centralizada, inclusive na disposição das casas pastorais. Nos anos seguintes as comunidades buscaram alternativas para, além de descentralizar a moradia dos ministros, também criar uma relação mais próxima com os membros do interior do município.
Outra grande mudança aconteceu em 2004, quando a grande Paróquia de Pomerode se transformou em cinco novas paróquias. Uma delas foi a Paróquia São Lucas, coordenada pelo pastor Aldo Beskow. A partir da reestruturação compreendeu-se a dimensão do trabalho pastoral nas quatro comunidades. Em 2005 aconteceu o seminário “Visão e Perspectiva – Planejamento Estratégico”, a partir do qual os presbíteros e lideranças decidiram criar o segundo pastorado e também iniciaram a discussão para a construção da segunda casa pastoral. Desde 2012, o segundo pastorado é ocupado pela pastora Sinara Grellmann Kammers e a residência será utilizada por sua família.
“Este é um exemplo de que com planejamento, com perseverança e com união, além da valorosa contribuição dos membros, é possível alcançar os objetivos. Hoje podemos celebrar e nos alegrar graças ao nosso bom Deus”, agradeceu o pároco, pastor Aldo Beskow.