Um culto especial marcou o lançamento das atividades alusivas aos 500 anos da Reforma Protestante, na Igreja do Espírito Santo, em Blumenau (SC), na manhã do último domingo, dia 28. Centenas de pessoas acompanharam a celebração, tanto na Igreja, quanto pela transmissão na Rádio Antena 1. Um marco foi descerrado pelos familiares do ex-pastor Rolf Duebbers, que atuou na Paróquia entre os anos de 1952 e 1968.
A prédica foi dirigida pelo pároco, pastor Valmor Weingärtner, que baseou-se no texto de Gálatas 5, 1-6. “Não podemos servir a dois senhores. Ou aceitamos integralmente a graça de Cristo ou a perdemos. Para a fé não há meio termo: ou somos ou não somos. Cristo basta. Lutero dizia: ‘a fé não pode ficar sem obras, porém a fé não e pré-requisito, ela é consequência’. Neste preparo para os 500 nos da Reforma Luterana somos lembrados que a Igreja não precisa de um novo Evangelho, de um novo centro de gravidade ou de um novo alvo. Jesus Cristo, que é o mesmo ontem, hoje e sempre, nos basta”.
O pastor sinodal Breno Carlos Willrich também esteve na celebração e enfatizou que estes cinco anos de preparação devem ser para a IECLB e suas comunidades um tempo de conscientização para a fidelidade à fé e um tempo de crescimento espiritual. “Para isto é essencial q nossos membros estudem a nossa confessionalidade”.
O marco, descerrado no pátio externo da Comunidade, além de divulgar a campanha pelos 500 anos na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), orientará os membros quanto às atividades que irão ocorrer até o dia 31 de outubro de 2017. Segundo o pastor Valmor é necessário que se viva este tempo de preparação e que a reflexão acerca dos ensinamentos do reformador permeie o coração de cada membro luterano de Blumenau.