Na noite de domingo, 6 de maio, os membros da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Itapema estavam em festa. O pastor Günter Bayerl Padilha recebeu a tarefa de pastorear o rebanho daquelas comunidades, a partir do Ato de Instalação, coordenado pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich e assistido pelo pastor Jorge Rucks Hirt e pela senhora Bernadete Flores Ayroso Montá.
Em 1995, ele ingressou na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS e sete anos mais tarde foi ordenado ministro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Além do estudo na universidade gaúcha, realizou intercâmbio na Universidade Luterana Salvadoreña e na Universidade Centroamericana José Simeón Cañas, ambas em El Salvador. O curso de Ciências Sociais com habilitação em Antropologia foi estudado na Universidade Federal de Roraima, entre os anos de 2003 e 2008.
Na Igreja fez o estágio na Comunidade de Farroupilha/RS, em 1998. O Período Prático de Habilitação ao Ministério foi exercido na Comunidade de Brasília/DF. Atuou ainda na Comunidade de Boa Vista/RR e na Paróquia de Três Passos/RS. Padilha nasceu em Curitiba/PR em 1970. É casado com Neygila Cristina Costa Santos. O casal tem um filho, Ernesto Santos Padilha.
A presidente do Conselho Sinodal, Léa Stange de Oliveira; ministros do Sínodo Vale do Itajaí, lideranças da Paróquia e familiares do pastor instalado também prestigiaram o ato.