Durante o culto de abertura da 19ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, na Comunidade Serra São João, Paróquia dos Apóstolos, em Benedito Novo (SC), o pastor Guilherme Lieven foi instalado para assumir o campo de atividade ministerial no Centro de Eventos Rodeio 12. O ato foi presidido pelo pastor sinodal em exercício, Sigfrid Baade, e pelo secretário do Ministério com Ordenação, pastor Marcos Bechert, neste ato representando a Presidência da IECLB. Contou ainda com os assistentes, pastor emérito Friedrich Gierus e pastor Dr. Emilio Voigt.
Lieven foi instalado durante a Assembleia Sinodal por se tratar de um campo extraparoquial, em parceria com os sínodos Vale do Itajaí e Norte Catarinense. As atividades que serão exercidas em Rodeio 12 serão direcionadas aos ministros, lideranças de comunidades e setores de trabalho de ambos os sínodos. Os presidentes dos conselhos sinodais, Rubens Olbrisch e Carlos Henrique Sacht, do Vale do Itajaí e Norte Catarinense, respectivamente, também deixaram mensagens de apoio e otimismo por este novo desafio na história de Rodeio 12.
A pregação de Lieven foi dirigida para toda a Assembleia Sinodal e teve como tema “Igreja da Palavra – Chamad@s para Comunicar”. “Temos uma boa proposta e uma boa teologia. Guiados por Jesus podemos fazer melhor. Vamos falar da mensagem e não tentar ser a mensagem. Este tema é a oportunidade de falarmos e ouvirmos Deus, a partir do que somos”.
O pastor Guilherme nasceu em Teófilo Otoni (MG) e tem 56 anos. É casado com Norma Krüger Lieven e tem três filhos: César (33), Sandra (32) e Raquel (26). Em 1977 iniciou os estudos em Teologia, na então, Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo (RS). Foi ordenado ao ministério pastoral em 1987.
Atuou na Paróquia de Santa Helena (PR), entre 1982 e 1984. Na sequencia assumiu a Comunidade em Boa Vista (RR). Entre 1990 e 1993 foi pastor na Paróquia Norte (RJ). De 1993 a 2000 assumiu a Paróquia em Vitória (ES) e na sequência foi pastor na Paróquia do ABCD (SP).
Entre as funções extraparoquiais, entre 2007 e 2014 foi pastor sinodal do Sínodo Sudeste; entre 1988 e 1990 foi pastor-coordenador da Juventude Evangélica da ex-5ª Região Eclesiástica da IECLB; e ainda atuou como vice-pastor distrital, no Distrito do Rio de Janeiro (RJ), e representou a IECLB em diversos organismos ecumênicos.