Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

P. Geraldo Schach aposenta-se em Itapema/SC e lembra desafio em áreas missionárias

08/04/2012

IMG_1178
IMG_1195
1 | 1
Ampliar

Em 1972 a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil escrevia um novo capítulo de sua história. Resolveu olhar pelas pessoas que estavam desamparadas e sem comunidade na região Norte do país. Grande parte desta história foi relatada pelo pastor Geraldo Schach, quando lembrou a sua trajetória missionária, no Culto de Ação de Graças e de ingresso no quadro de ministros eméritos, na noite do dia 8 de abril, na Paróquia de Itapema/SC.

“No início de minhas funções pastorais no Território Federal de Rondônia, na região da Amazônia, eu e minha esposa enfrentamos adversidades, privações, injustiças, e sofrimento. Sentimos na carne como Deus nos carrega no colo, quando os nossos pés doem e quando não podemos mais caminhar sozinhos. Ali a solidariedade, que brota da fé, nos ensinou a força do amor de Deus – e o que significa amor ao próximo, de verdade”, testemunha Schach.

O pastor Geraldo foi o primeiro ministro que a Igreja enviou para as novas áreas missionárias na região Amazônica, na década de 70. Os desafios eram grandes. Em plena floresta, o então Território carecia de infraestrutura básica, assim como, falta de energia elétrica e água, clima adverso e comunidades isoladas. A proposta era acompanhar os luteranos advindos de outros estados, principalmente os capixabas, que buscavam novas regiões para o exercício da agricultura e pecuária. Uma das marcas do ministro foi a criação de novas comunidades e paróquias e a organização do trabalho eclesiástico, mesmo com tantas dificuldades. Após 40 anos, o projeto na área amazônica já é compreendido por dois Sínodos e mais de 20 paróquias ou projetos missionários

“Quando o pastor Geraldo saiu de casa para estudar Teologia ele experimentou a certeza: ainda ali, a tua mão me guia. Passados os anos, também nas novas áreas missionárias pode sentir a certeza. E, hoje, nesta nova caminhada, ao integrar o quadro de ministros eméritos, também terá a certeza: ainda ali, a tua mão me guia”, professou o vice-pastor sinodal, P. Irineu Valmor Wolf.

O rito de passagem para a condição de ministro emérito foi conduzido pelo pastor sinodal, P. Breno Carlos Willrich e pelo vice. Ambos agradeceram a Deus pelo ministro e por todo o trabalho que realizou. “Somos gratos pelo compromisso e pela fidelidade da família Schach. A Igreja alegra-se pela força com que eles cuidaram, animaram e desafiaram o povo de Deus”, afirmou Willrich.

A presidente do Conselho, Léa Stange de Oliveira; o pastor Arteno Spellmeier e o pastor Fernando Santos Boone, da Igreja Evangélica do Brasil, também participaram da celebração. A comunidade local, ministros e lideranças do Sínodo Vale do Itajaí também estiveram presentes.
 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Pregação P. Geraldo Schach.doc


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br