O pastor Dr. Paulo Afonso Butzke foi instalado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Apóstolo Paulo, em Pomerode/SC, na noite do domingo, 4 de março. O culto aconteceu na Igreja Cristo Vive, Comunidade Pomerode Fundos, em ato presidido pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich e assistido pelos pastores Rolf Roeder e Rolf Baade. A celebração contou também com a presença do vice-pastor sinodal Irineu Valmor Wolf e da presidente do Conselho Léa Stange de Oliveira.
Na locução de instalação, o pastor sinodal lembrou o perfil do pastor Paulo de trabalhar pela edificação de comunidades. “O legado de Butzke será sempre lembrado. O seu trabalho traz frutos diariamente, tanto na concretização de comunidades urbanas, como no seu trabalho como teólogo e pesquisador. Agora é a vez de Pomerode Fundos semear e colher frutos do seu trabalho em comunidade. Desejo bênçãos de Deus para este novo campo ministerial”.
Na pregação, Dr. Butzke citou a 1ª Carta de Pedro, apontando para o fundamento da Igreja, que é Jesus Cristo; e para as pedras vivas, que são todos os serus membros. “No sacerdócio geral todos são convidados a, juntos, cooperarem na edificação de uma Igreja Viva”.
Paulo tem 50 anos e nasceu em Blumenau/SC. É casado com Marise Janke Butzke, com quem tem um filho: Guilherme Eduardo, com oito anos. Formou-se na Faculdades EST em 1986. É doutor pela Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg/Alemanha, quando encerrou sua tese em 1997.
Dentre os campos de trabalho destacam-se: em 1986, a Paróquia de Gramado/RS; e em 1996, a Paróquia de Badenfurt, em Blumenau/SC. Por dois momentos atuou na Faculdades EST, como professor de graduação e pós-graduação. Atualmente atuará em regime parcial com a universidade.
Durante oito anos realizou um grande trabalho no Sínodo Vale do Itajaí a frente da Assessoria de Formação e Edificação de Comunidades. Deste projeto nasceram importantes e famosos materiais na Igreja, como o Curso Básico da Fé, o Batismo de Crianças, os Círculos Bíblicos, os planejamentos estratégicos, os cursos na área de pacientes terminais, assim como o programa Meditação do Coração e o curso Somos Luteranos. “Tantos outros materiais foram elaborados, pensados e ministrados por Butzke. Se hoje somos um Sínodo que priorizou a formação de lideranças e a capacitação de pessoas que pudessem servir, o pastor Paulo é parte deste processo”, alegra-se Willrich.