A Coordenação Sinodal do Culto Infantil, em parceria com a Pastoral da Criança e Juventude do Sínodo Vale do Itajaí, realizou o Seminário para orientadores e orientadoras que iniciam a experiência em conduzir um encontro com crianças em uma comunidade. O encontro aconteceu no dia 25 de fevereiro, na Paróquia Trindade, em Timbó/SC e reuniu 90 pessoas.
O vice-pastor sinodal Sigfrid Baade, na meditação inicial, falou sobre o amor de Deus por seus filhos e filhas. “Deus nunca nos abandona, nem mesmo quando erramos. Ele quer nos ver felizes e é por isso que estamos aqui. Por amor a Deus estamos neste seminário aprendendo formas de como levar a sua palavra às crianças de todas as comunidades”.
A palestra principal foi conduzida pelo pastor Roni Roberto Balz sobre ‘crianças na bíblia e na história da igreja’. Ele afirma que a maior lição é o exemplo e que lideranças devem ser exemplo. “Crianças são crianças. A diferença está nos estímulos, no jeito como utilizamos as técnicas e na forma com que transmitimos nosso conhecimento. No Antigo Testamento a criança era desejada para dar continuidade, mas não era valorizada. No Novo Testamento, Jesus mudou totalmente a percepção afirmando que as pessoas devem ser como crianças que dependem dos pais; assim como as pessoas dependem de Deus”.
O programa ainda contou com seis oficinas: ‘Conhecer a Bíblia - como contextualizar?’, realizada pelo vice-pastor sinodal Sigfrid Baade; ‘A pessoa que orienta - como me preparo – postura’, conduzida pelas orientadoras Joanita Marchevsky e Elaine Pöpper; ‘As crianças’, coordenada pela catequista Monica Erdmann Ellwanger; ‘Como planejar um encontro com as crianças’, com a catequista Mariane Noely Bail da Cruz; ‘Contação de histórias - recursos e dinâmicas’, realizada por Edir Spredemann; e ‘Ano litúrgico, espaço litúrgico e liturgia’, com a pastora Gabrielly Ramlow Allende.
O pastor sinodal Breno Carlos Willrich encerrou o evento com uma meditação de agradecimento e motivação. Ele agradeceu a Deus por ter chamado cada pessoa a este encontro e à atividade tão nobre que é a educação cristã. “Eu oro por vocês e peço que Deus dê a vocês, amor, sabedoria e conhecimento”.