O Conselho Sinodal de Música e Liturgia do Sínodo Vale do Itajaí promoveu, no dia 23 de junho, na Paróquia de Bandenfurt, o 8º Encontro de Musicistas e Grupos Musicais. Em torno de 100 pessoas participaram do evento, que tem como objetivo oportunizar a convivência e a formação de pessoas que, de alguma forma manifestam a fé, por meio da música; seja ela instrumental ou vocal – passando também por grupos de canto e bandas jovens.
A coordenadora do conselho, Rubia de Oliveira, manifestou a alegria em poder ver que cada vez mais pessoas se juntam à causa eclesiástica. A música é um dos legados de Lutero e esta herança não podemos perder, disse ela. “Desafio as paróquias a continuarem investimento na área da música. Ela alegra a comunidade, propaga a mensagem do Evangelho e promove comunhão”.
O orientador teológico do conselho, pastor Ms. Alexander Roberto Busch, conduziu a palestra sobre o tema “Como o culto molda a música”. Na sua explanação inspirou mais e mais pessoas a ofertarem seus dons e talentos para este trabalho. Ele disse que o apoio de lideranças e a oportunidade que os ministros dão são muito importantes para a permanência e o engajamento de novos musicistas. “Não importa a manifestação musical, o que importa é o chamado de Deus”.
O aprendizado também constitui umas das partes de todos os eventos propostos pelo conselho sinodal de Música e Liturgia. O professor e músico Roberto Rossbach comandou esta etapa e falou sobre arranjo e técnicas musicais. Ele criou os arranjos de dois hinos que conduzidos em conjunto, tanto de forma cantada, quando instrumentada. Os hinos foram “Rei dos Reis” (HPD 317) e “Trazemos os frutos da terra” (Erli Mansk).