No último sábado, dia 10, o Sínodo Vale do Itajaí promoveu o Seminário de Missão Urbana. O projeto faz parte de um dos eixos do Planejamento Estratégico do Sínodo e pretende encontrar caminhos para o testemunho do Evangelho no contexto urbano. O Conselho Sinodal e o grupo de Multiplicadores de Diaconia participaram deste seminário, somando aproximadamente 80 pessoas.
A palestra foi conduzida pelo pastor Werner Kiefer, ministro em Porto Alegre, com grande experiência em Pastoral Urbana. “É preciso amar a cidade, entender o contexto em que está inserido. A pastoral urbana derruba preconceitos, cria novos vínculos e oferece espaços para a comunhão”.
O palestrante também apresentou práticas pastorais que experimentou em sua atuação como a Pastoral do Batismo; visitação às cidades de origem dos imigrantes; encontros de famílias; interação entre os grupos; abertura das portas da igreja para momentos de oração e reflexão; criação de espaços de inclusão; espaços para empreendedores; espaços diaconais; e ainda novos horários de cultos.
Um Culto encerrou, não só a palestra do dia, mas também todo o programa dos Multiplicadores de Diaconia, que aconteceu desde o início do ano. Para celebrar a formatura dos participantes a liturgia ficou ao cargo das diáconas Simone Engel Voigt – coordenadora do Conselho Sinodal de Diaconia -, e Leila Schwingel – coordenadora nacional de Diaconia.
A prédica foi proferida pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich que lembrou que Jesus Cristo é o mestre da Diaconia. O texto dos discípulos de Emaús tem muito a ensinar. Breno lembra que naquela situação, Jesus viu uma oportunidade de servir.
“Jesus foi ao encontro, mostrando que a Diaconia só pode acontecer quando temos coragem de colocar nossos pés na estrada para ajudar. Ele teve olhos claros que veem o irmão e ouvidos que deram atenção. Atitude imprescindível para quem deseja exercer Diaconia. Ele teve uma palavra de ânimo e por fim repartiu o pão. Sua atitude diaconal fez arder o coração daqueles que foram servidos”, afirmou Willrich que desejou aos formandos, que após tanto aprendizado nesta caminhada com Jesus, eles também estejam dispostos a caminhar com os outros e servir, para que o coração destes também possa arder de fé e de amor.
O assessor de Formação do Sínodo Vale do Itajaí, Dr. Emilio Voigt, viu esta oportunidade como um momento histórico no Sínodo, quando tantas pessoas estavam envolvidas em duas temáticas tão importantes: a Missão Urbana e a Diaconia. “O Conselho Sinodal está assumindo o sacerdócio geral das pessoas que creem. Ele não está só preocupado com as questões administrativas, mas também com toda a missão da Igreja”, ressaltou.