Mulheres dos sínodos Vale do Itajaí, Norte Catarinense e Centro-sul Catarinense se encontraram em Blumenau/SC, na Paróquia da Itoupava Seca, para celebrar os 124 anos da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas), na terça-feira, 8 de agosto.
O professor Dr. Martin Dreher conduziu a palestra sobre o protagonismo do movimento de mulheres ao longo dos 200 anos de presença luterana no Brasil. Dreher fez uma retrospectiva de mulheres e ações que foram importantes para o desenvolvimento de instituições, comunidades e projetos e que culminaram também na formação da própria Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE).
O culto foi celebrado por ministros e ministras dos três sínodos. O pastor sinodal do Vale do Itajaí, P. Me. Alan Schulz, dirigiu a reflexão do dia. Ao pregar, conclamou as mulheres a serem a cura do mundo.
Não tem como ser sal da terra e luz do mundo sem que questionemos as formas com as quais as desigualdades corrompem a sociedade, a todas elas Deus nos deu a tarefa de enfrentar, de ser o sal que arde, que limpa, que cura. Uma mistura muito importante que era utilizada, também na antiguidade, era o sal com o mel. Esta pomada era muito utilizada para a cura de várias enfermidades. O sal arde e limpa e o mel alivia e previne a infecção. Assim, esta mistura nos lembra a viver nosso testemunho e agir mas também cuidar. Dar a possibilidade de um novo caminho. Porque esta é a ação de Deus. Para as feridas do mundo é que a OASE tem a tarefa de dar testemunho, apontou Schulz
As 550 mulheres, todas lideranças de grupos, saíram felizes do encontro inédito e reafirmam o compromisso de serem sal e luz nas comunidades e nas cidades em que vivem. Um encontro como este nos dá a certeza de que a OASE não vai acabar, que somos fortes juntas e construímos nossa história, testemunhando o amor de Deus, nos comprometendo com a paz e a justiça e criando laços de amizade e amor”, alegrou-se a pastora Márcia Helena Hülle, orientadora teológica da OASE Nacional.
O pastor sinodal Joel Schlemper, do Sínodo Centro-sul Catarinense; o vice-pastor sinodal Cristiano Ritzman, do Sínodo Norte Catarinense; as presidentes das OASEs sinodais, Siegrid Hoeft (Vale do Itajaí), Marilú Ern Franz (Norte Catarinense) e Mercedes Moratelli Heidrich (Centro-sul Catarinense) também participaram do evento e em suas falas rogaram a Deus que continue abençoando esta história de comunhão, testemunho e serviço.