A Missão Urbana é um dos desafios elencados no Planejamento Estratégico do Sínodo Vale do Itajaí. Com isso, a Atualização Teológica deste ano preocupou-se em avaliar a situação atual, refletindo sobre o crescimento das cidades e suas características. A temática foi abordada pelo pastor Günter Bayerl Padilha, nos dias 16 e 17 de outubro, no Centro de Eventos Rodeio 12, e reuniu os ministros do Sínodo. O palestrante enumerou uma série de desafios urbanos para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
“O crescimento dos evangélicos-pentecostais e da urbanização revelam que a população brasileira está forjando seu jeito multicultural de ser. Vivemos num período em que é necessário reordenar a sociabilidade e as experiências com o sagrado. A mudança no cenário religioso que o Censo 2010 revela são consequências de transformações nas visões de mundo, nas convicções e nas atitudes”, enfatizou Padilha.
Segundo ele, é necessário que a IECLB se dê conta de que da década de 1970 até 2010 o Brasil sofreu uma urbanização acelerada. “Consequentemente, o deslocamento da população rural para as cidades provocou mudanças na sua paisagem eclesiástica. Esta realidade afeta de forma crucial a missão das comunidades da IECLB, pois ela, historicamente, foi realizada a partir de conceitos sedimentados no contexto cultural rural e, agora, está sendo confrontada com a urbanização de seus membros”.
O assessor de formação do Sínodo Vale do Itajaí, Dr. Emilio Voigt, palestrou ainda sobre o desenvolvimento da tecnologia e da ascensão das novas mídias. Enfatizou a importância e as mudanças que elas implicam no dia-a-dia da sociedade e da vida eclesiástica. “No passado tínhamos a ideia de que comunidade era o espaço físico, hoje você interage com milhares de pessoas, a partir da internet, em qualquer lugar do mundo. E, este é o desafio de ser comunidade com tantas possibilidades”.
O próximo passo para continuar o estudo desta temática acontecerá no dia 10 de novembro, na Paróquia da Itoupava Seca, em Blumenau, com o membros do Conselho Sinodal, multiplicadores de Diaconia e interessados na área. A palestra será conduzida pelo pastor Mozart João de Noronha Melo. A ideia é refletir de que forma é possível testemunhar o Evangelho nos dias de hoje e quais os desafios que o crescimento das cidades trazem para as comunidades do Sínodo Vale do Itajaí.