Em tempo de pandemia com Covid19, as atividades presenciais nas comunidades do Sínodo Vale do Itajaí estão paradas. Isto não quer dizer que atendimentos ministeriais não estejam acontecendo. Ministros e ministras encontraram formas para poder chegar mais perto das pessoas.
O atendimento virtual é uma ferramenta eficaz em tempos de distanciamento social. Ora pelo WhatsApp, ora por uma ligação de esperança e ânimo; outras vezes por uma mensagem nas redes sociais, como Facebook ou Instagram; ou ainda chamadas de vídeo como o FaceTime ou outras ferramentas.
Muitas comunidades encontraram nos cultos ou mensagens on-line uma forma de se comunicar com as pessoas e criaram mecanismos de interação, como por exemplo lives, orações de intercessão, participação de grupos musicais e intercâmbio com outras pessoas.
Não foi só o virtual que permeou a agenda ministerial. Para gravar cultos e atividades on-line foi mobilizado um número mínimo de pessoas que auxiliam nas tarefas de comunicação, liturgia e canto.
Visitações às pessoas idosas, enlutadas ou em situação adversa também acontecem neste período. Ministros e ministras que acompanham instituições e atividades extra paroquiais estão envolvidos e envolvidas para atender as pessoas com todo o carinho possível nesta época.
As atividades não pararam, apenas mudaram a forma como acontecem. Parabéns aos ministros e ministras que, de algum jeito, construíram pontes virtuais ou presenciais nesta época tão difícil, que não deixaram nenhuma pessoa desamparada. Profissionais da área pastoral, diaconal, catequética e missionária cumprem a sua missão também em tempos de isolamento social.