No último bimestre de 2023, ministros e ministras deixaram campos de atividade no Sínodo Vale do Itajaí. A pastora Ana Isa dos Reis Costela despediu-se da Paróquia da Itoupava Central, em Blumenau/SC, onde atuou por quatro anos. Ela assumiu a Coordenação de Liturgia, na Secretaria de Ação Comunitária da IECLB. O culto de despedida aconteceu na comunidade da Itoupava Central no dia 31 de outubro.
A pastora Mariana Mayer Kempf encerrou suas atividades após quase dois anos na Paróquia da Itoupava Seca, em Blumenau, com culto de despedida no dia 13 de dezembro, na Igreja Martin Luther. Ela assume a Paróquia de Indaial, após envio da Presidência da Igreja, para atuar ao lado do marido, pastor Elmo Kempf.
No dia 16 de dezembro, o pastor Norival Mueller desligou-se da Paróquia Bom Pastor Fidélis, em Blumenau, após sete anos de pastoreio das quatro comunidades. Ele assume a Paróquia da Vila Itoupava, também em Blumenau. Em Timbó, o pastor Adilson Koch encerrou as atividades no dia 17 de dezembro, com culto de despedida na Comunidade Unidos em Cristo. Koch assumiu Bom Pastor Fidélis.
O pastor sinodal Alan Schulz alegrou-se com as atividades ministeriais realizadas pelos quatro ministros nos locais onde atuaram. Rogou as bênçãos de Deus para os pastores e desejou que os novos campos de atividade os acolham com esperança e amor.