Os ministros dos setores 1 e 5 do Sínodo Vale do Itajaí tiveram a oportunidade de conhecer o complexo da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, em Ibirama (SC), nos dias 30/8 e 6/9, respectivamente. De acordo com o pastor Clodoaldo Kamke, da Paróquia de Timbó, a ideia era sintonizar com o tema da Igreja – Paz na Criação de Deus: Esperança e Compromisso. Na oportunidade foram apresentados projetos de impacto ambiental, estrutura tecnológica e aproveitamento do rio Itajaí-Açu.
De acordo com Kamke, foi apresentado o princípio de funcionamento da hidrelétrica, quando aproveita os recursos naturais com a menor agressão possível. Explica que gera energia elétrica a partir da pressão da água, que é conseguida mediante a queda da água, aproveitando a topografia montanhosa da região. “Ações como esta nos levam a ter esperança e nos mostram que é possível crescer e preservar a criação de Deus quando há compromisso com Deus”.
A Usina Hidrelétrica Salto Pilão, com potência instalada de 182,3 MW é o maior aproveitamento elétrico do Rio Itajaí-Açu e uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil.
O aproveitamento consiste na captação de parte das águas do Rio Itajaí-Açu, nas proximidades da localidade de Riachuelo, no município de Lontras, e no seu desvio através de túnel para o mesmo rio, na localidade de Subida, no município de Apiúna, utilizando-se um desnível de aproximadamente 200 metros