Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Mensagem da Presidência da IECLB - Maio 2023

03/05/2023


Não deixe de fazer o bem aos que dele precisam,
estando em sua mão o poder de fazê-lo. (Provérbios 3.27)


Este é o lema bíblico para o mês de maio. Neste texto de Provérbios, Salomão nos ensina que não devemos medir esforços para praticar o bem. Praticar o bem significa cultivar a solidariedade, a justiça e a paz, promovendo a dignidade das pessoas e o cuidado com a criação de Deus. Salomão nos admoesta a sermos pessoas misericordiosas. Esse é o desejo de Deus. Em resposta, podemos e devemos agir em solidariedade, fazendo o bem a quem necessitar e promovendo transformação no contexto em que vivemos.


Maio é um mês com várias datas especiais, como o Dia do Trabalho (ou Dia das Pessoas Trabalhadoras) e o Dia das Mães. Em maio celebramos também a Ascensão de Jesus Cristo e o Dia de Pentecostes. Celebrar datas especiais tem sempre dois lados: a dádiva da lembrança e a comemoração do significado que as datas carregam, e as dificuldades para as quais elas apontam.


Sabemos da importância do trabalho para a dignidade humana e para o sustento, ao mesmo tempo em que vemos muitas pessoas com dificuldades para conseguir emprego. Celebramos que muitas mulheres que também são mães conseguem equilibrar suas vidas entre o cuidado de si mesmas, o trabalho e a família, incluindo o cuidado e a educação de filhos e filhas. Lamentamos e nos solidarizamos, porém, com muitas mães que, em consequência do desemprego e da pobreza, não dispõem de condições dignas para criar e educar suas crianças, situação agravada sobretudo quando maridos e companheiros são ausentes ou omissos.


De forma semelhante, quais são as necessidades que percebemos em nossa comunidade, ali onde vivemos e trabalhamos? Carência de alimentos, falta de moradia digna, ausência de perspectiva e sentido de vida, falta de respeito e de humanidade, descuido com a criação de Deus e outras tantas situações? Sabemos que esta lista de necessidades é extensa.


O lema do mês, de Provérbios, nos convida a refletirmos: onde fazer o bem está ao nosso alcance? Onde podemos ajudar? Provérbios não propõe que nossa comunidade resolva todos os problemas. Contudo, nos desafia a olhar o entorno onde vivemos e identificar as necessidades. A partir destas, podemos organizar formas de atuação e de serviço, promovendo transformação. Estamos fazendo isso em nossa comunidade? Ou, qual é o bem que fazemos ali onde vivemos?


Há variadas formas de fazer o bem. Suas mãos podem se juntar em oração! Suas mãos podem dar carinho e cuidar de pessoas debilitadas. Em suas mãos está a doação de recursos para amparar as mais diversas necessidades das pessoas. Em suas mãos está a capacidade de estendê-las e acolher outras mãos, as quais em conjunto, de forma solidária, podem fazer o bem. Em suas mãos está, por exemplo, a possibilidade de organizar a sua rua para ficar mais limpa, de ajudar a cuidar da criança carente de amor.


No dia em que Jesus subiu ao céu, ele disse aos discípulos e discípulas: Vocês serão minhas testemunhas (At 1.8). Fazer o bem é dar bom testemunho de Cristo ali onde vivemos! Jesus ascendeu aos céus, mas prometeu que não nos deixaria sós. Por isso, enviou o Santo Espírito para nos acompanhar (Jo 14.16-17).


E, naquele primeiro dia de Pentecostes, quando os discípulos e as discípulas ficaram cheios do Espírito Santo (At 2.4), saíram de suas casas e começaram a dar testemunho do amor de Deus em Cristo Jesus. O Espírito Santo auxiliou e fez lembrar de tudo o que Jesus lhes disse (Jo 14.26). Assim, de igual forma, que o Espírito Santo nos auxilie a acolher esta mensagem de Provérbios, e que tudo o que está em nossas mãos seja efetivamente usado para fazer o bem ali onde vivemos!


Que a graça, a paz e o amor de Deus nos guardem e nos orientem.


Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Vivência Comunitária
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 70262
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br