Itajaí (SC) - O sábado do dia 30 de dezembro marcou mais uma etapa na caminhada do Sínodo Vale do Itajaí. Naquele momento, a pastora Mariane Beyer Ehrat foi investida para um mandato de mais quatro anos como pastora sinodal e o pastor Ivo Krueger assumiu como vice-pastor sinodal. A solenidade aconteceu na igreja da Paróquia de Itajaí e contou com lideranças de todo o Sínodo, além da presença do 1º vice-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a IECLB, pastor Homero Severo Pinto e outros pastores sinodais que prestigiaram o evento.
Para a pastora Mariane o propósito de cada um que assume um mandato divino deveria ser o melhor. Como ela mesma definiu, a gestão anterior teve como lema “Juntos no Caminho”. “Sim, juntos buscamos fazer ‘o melhor’, por tudo isso que cada um fez nosso reconhecimento e profunda gratidão”, afirma.
A pastora Mariane Beyer Ehrat foi reeleita na 10ª Assembléia Sinodal, no dia 24 de junho, quando apresentou uma série de propostas em direção a motivação de membros, capacitação de obreiros e lideranças, planejamento estratégico e comunicação. Além disto, ela propôs como desafio uma caminhada ainda mais efetiva com comunidades, paróquias, instituições e secretarias visando, sempre, agilidade, economia, facilidade e unidade. “Não abro mão, por mais ousado que seja, de realizar o que juntos sonhamos ou planejamos para o Sínodo Vale do Itajaí. Que Deus nos dê mentes abertas às inovações e nos dê discernimento para permanecermos firmes na centralidade da fé, em Jesus Cristo”, completa.
Mariane foi ordenada para o ministério pastoral quando tinha 28 anos, sendo a primeira mulher pastora na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, a IECLB. É casada com Gerhard Egon Ehrat e tem um filho, o jovem Paul Gerhard. Mariane exerceu atividades nas paróquias de Trombudo Central e Indaial. Em 1992 assumiu os trabalhos da secretaria de comunicação da IECLB e em 2002 foi eleita a primeira pastora sinodal da igreja, cargo equivalente ao bispo na Igreja Católica. Na sua caminhada participou do conselho de administração da Editora Sinodal, no Conselho da Igreja, no Conselho da Escola Superior de Teologia e do Conselho de Educação da IECLB.
“Que Deus, em sua graça, continue dirigindo sua Igreja, seja o Senhor da Igreja. Que Deus ao nos usar como seus instrumentos nos envie a força do seu Espírito, para que em nosso pregar, consolar, pastorear, decidir e agir possamos ser uma benção”, completa.
Tobias Mathies - Jornalista
tobiasmathies@terra.com.br