“Gratidão é chegar mais perto desta vida em abundância da qual Jesus falou. Em que tom está sintonizada a sua vida? De lamentação ou de gratidão? A graça é verdadeiramente experimentada quando caminhamos com Cristo no cotidiano. A graça é uma experiência que se faz a cada dia nos altos e baixos e ela precisa ser renovada a cada momento através da fé: no culto, na oração, no canto, no silêncio, na meditação, na escritura, na ação evangelizadora, missionária e diaconal”. Ao enfatizar a palavra de Deus ao apóstolo Paulo: “ A minha graça te basta”, a ex-pastora sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, Mariane Beyer Ehrat, pregou no culto de ação de graças pelos seus 40 anos de ministério e envio para a aposentadoria.
A celebração aconteceu no dia 22 de outubro, na igreja da Comunidade Centro, em Indaial/SC. O pastor Nelso Weingärtner abriu o culto com um breve histórico da trajetória da pastora Mariane. Ele lembrou que participou em diversos momentos de sua caminhada de fé. Musicistas da Comunidade entoaram louvores e abrilhantaram a celebração.
O pastor sinodal Alan Schulz agradeceu pela história e pelo legado, tanto como ministra, mas também, como mulher. “Mariane você abriu um espaço. Você tem uma história dentro da IECLB. Acredito que os desafios foram enormes. Com o seu ministério você ajudou muitas pessoas, construiu pontes com o poder público, incentivou o ecumenismo, propôs novas formas de atuação da igreja, levou a voz da igreja para diversos locais. Você não só pensou teologia pública, mas, viveu na prática. Somos gratos pela tua liderança”.
A pastora presidente, Silvia Beatrice Genz, enviou uma mensagem em vídeo: “Querida pastora Mariane, gratidão e louvor por todo o seu ministério. Você foi protagonista quando assumiu seu pastorado. Você inspirou e inspira muita gente. Quando você foi ordenada em 1983, novos tempos se iniciavam na IECLB, quando mulheres e homens colocavam-se à serviço da missão de Deus. Votos de ricas bênçãos nesta nova etapa”. O 1º vice-presidente, pastor Odair Airton Braun, declarou o início da aposentadoria e rogou a bênção para a pastora Mariane.
Dentre os desafios assumidos na IECLB, esteve à frente da Secretaria de Comunicação onde atuou por três anos. Também integrou as comissões Jurídico-Doutrinária, Permanente de Constituição da Igreja e Curatório da Faculdades EST. Mariane foi membro do Conselho da, então, 2ª Região Eclesiástica e vice-presidente do Conselho da Igreja. Na sua trajetória, tem acumuladas participações em concílios da IECLB. Em 2002 foi eleita para o Ministério Sinodal, a primeira mulher eleita para este cargo em toda a IECLB, do Sínodo Vale do Itajaí. Em 2006 foi reeleita. Nos últimos anos representou a IECLB no Conselho Estadual de Educação.
“A ordenação de mulheres ao ministério na IECLB resultou em um enorme empoderamento às mulheres. Antes, elas ficavam na retaguarda nos trabalhos na igreja e com a atuação de ministras elas passaram a assumir cargos de liderança e de ponta. Assim, surgiram mulheres presidentes de comunidades, paróquias, conselhos. Também temos uma mulher na Presidência da IECLB. Hoje, as paróquias podem traçar o perfil necessário para os seus trabalhos comunitários e tem o privilégio de poderem optar entre os vários ministérios existentes, se pastoral, catequista, diaconal ou missionário, e também definirem se desejam que uma mulher ou homem assuma o campo de atividade. A Igreja poder oferecer todos esses ministérios é uma riqueza ímpar”, lembrou Ehrat.
Mariane é casada com Gerhard Egon Ehrat. O casal teve o filho Paul Gerhard. “Sou grata a Deus pela família e pelos dons me presenteados e que neles fui valorizada, sentindo-me realizada e feliz por servir à Igreja.