Na manhã de domingo, 11 de setembro, o pastor Luciano Daniel Deckmann foi instalado na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Itajaí, na cidade homônima, no litoral norte de Santa Catarina, no Sínodo Vale do Itajaí. O culto foi uma espaço para acolher e conhecer o novo ministro que assume as atividades eclesiásticas na Comunidade de Itajaí e no Ponto de Pregação de Cordeiros.
O pastor sinodal Guilherme Lieven, assistido pelo pastor Alan Schulz, assessor Teológico da Formação do Sínodo; e pelo professor Claus Schwambach, coordenador do Conselho de Pós-graduação da Faculdade Luterana de Teologia, dirigiu o ato litúrgico. “Um momento de alegria e fé. A paróquia, após dar os passos normativos para eleger o novo pastor, agora o acolhe para servir na missão junto aos membros, residentes no município e tantas outras possibilidades que forem possíveis”.
Ao pregar, Deckmann falou sobre a Parábola da Ovelha Perdida. “Quando o animal está perdido, sem direção, ele se afasta cada vez mais do grupo e pasta de diversos lugares e se mete em diversas enrascadas. Assim também é o cristão quando se afasta da palavra de Deus, ele acaba consumindo diversos conteúdos, sem critério e cria uma série de confusões em sua cabeça, achando que é Evangelho e não é! Que Deus me use sempre nesta paróquia para conduzir o rebanho à palavra que revela Cristo, como o centro das nossas vidas”.
O novo ministro é natural de Ijuí (RS) e tem 44 anos. Ele ingressou na Faculdade Luterana de Teologia, em 2003 e formou-se em 2006. Atuou na Missão Evangélica União Cristã (MEUC) de Blumenau até o início de 2009. Em seguida foi enviado para São Gabriel do Oeste (MS), onde atuou numa parceria entre MEUC e IECLB. Em 2011, concluiu uma pós-graduação pela Faculdades EST, em Campo Grande (MS). Três anos depois assumiu a Comunidade de Sidrolândia (MS) e passou ao quadro de ministros da IECLB. Também serviu nas comunidades de Ribeirão Preto e Pires, na Paróquia de Limeira (SP).