Na noite de sábado, dia 23 de março, o Sínodo Vale do Itajaí recebeu o pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Dr. Nestor Paulo Friedrich, para a condução da celebração de ordenação de dois novos ministros da IECLB. Os bacharéis em Teologia Luane Mara Kertzendorff e Ricardo Brosowski foram ordenados ministros da Igreja, em Indaial/SC, no Sínodo Vale do Itajaí. A celebração contou ainda com a presença do pastor sinodal Breno Carlos Willrich e dos pastores assistentes Sigefredo Kalk, Osmar Falk e Raul Wagner (os dois últimos eméritos).
“A IECLB é maior do que apenas uma comunidade. Os novos ministros precisam entender que a causa de Deus não pode ser individualista, mas por todo o território nacional. São necessárias parcerias entre ministros e lideranças. O trabalho da Igreja é uma relação de cumplicidade e de confiança. A partir de hoje, vocês, novos ministros, deixam de fazer parte de um grupo, de um movimento, de uma comunidade. Estão sendo ordenados para exercer a missão de Deus e viver comunidade em toda a IECLB”, enfatiza Friedrich.
A jovem Luane é filha de Landolin e Lidia Kertzendorff e nasceu em Indaial. Recebeu o preparo teológico na Faculdades EST, em São Leopoldo (RS). Estagiou na Comunidade de Cascavel (PR). Cumpriu o período prático de habilitação ao ministério na Comunidade em Teófilo Otoni (MG). Ela foi enviada para a Paróquia em Belém (PA), para que possa exercer o ministério junto ao povo de Deus de maneira plena e legítima, assumindo direitos e deveres estabelecidos pela IECLB.
Ricardo, filho de Arestides e Irene Brosowski, é natural de São Bento do Sul (SC). Ele estudou Teologia na Faculdade Luterana, em São Bento do Sul (SC). Estagiou na Paróquia de Canarana (MT) e fez o período prático na Paróquia em Alfredo Wagner (SC). Ele foi enviado à Paróquia do Juruena (MT), pastoreando a comunidade cristã e administrando os sacramentos.
“Para que vivamos o sacerdócio geral de todas as pessoas crentes, a Igreja assume a responsabilidade de acolher pessoas vocacionadas por Deus, prepará-las e enviá-las ao povo de Deus para que ensinem e preguem o evangelho. A ordenação é parte importante desse processo. Através dela, a Igreja legitima o chamado para o ensino público do evangelho. A ordenação é o ponto central de um caminho. É um processo que envolve muitas pessoas, desde comunidades, lideranças, ministros/as (mentores), presbíteros, casas de formação teológica, instâncias sinodais e nacionais da IECLB”, encerrou Friedrich.
Veja no Portal: Notícias sobre Ordenações em 2013 e Todas as Notícias sobre Ordenações