O pastor sinodal Guilherme Lieven reuniu-se de forma virtual no mês de setembro com ministros e ministras, diretoria e Conselho Sinodal para discutir tarefas e desafios para o próximo ano. Baseado no Planejamento Missionário do Sínodo Vale do Itajaí ele destacou áreas que precisam atenção a partir das mudanças e dificuldades enfrentadas, principalmente com a pandemia de Covid-19.
Num primeiro grupo destaca-se o ‘Planejamento e Acompanhamento às paróquias’, com ações na área da sustentabilidade, gestão ministerial, formação de lideranças, estratégias de comunicação, grupos e pastorais e projetos missionários e diaconais. Na segunda frente, Lieven destacou a importância do diálogo, apoio em atividades de formação, articulação em congressos e eventos, a execução de oficinas e a avaliação das pastorais e setores de trabalho em nível sinodal.
Ainda em 2021 será dada prioridade para projetos na área de missão como: a) fundar novos espaços urbanos de evangelização e diaconia; b) articular diaconia nas comunidades e; c) criar novas formas on-line de diálogo, oração e anúncio da presença do amor de Deus. Na área ministerial destacam-se também a importância das conferências sinodais, setoriais e atualizações teológicas.
Estas tarefas e desafios estarão guiados a partir de temas transversais que permearão a agenda do próximo ano, como o tema do ano da IECLB: “Viver o Batismo, dons a serviço”, o sacerdócio-geral de toda a pessoa crente, a campanha Vai e Vem e a nova igreja on-line.