Há três décadas, um grupo de homens decidiu testemunhar em palavras e ações a fé cristã-luterana na comunidade e sociedade. Desse engajamento nasceu a Legião Evangélica Luterana de Brusque, o primeiro Núcleo do Estado de Santa Catarina, consequentemente o primeiro na área do Sínodo Vale do Itajaí. Ao comemorar 30 anos, o grupo realizou uma confraternização para celebrar a caminhada de fé e relembrar momentos importantes da história, que iniciou em 28 de agosto de 1993.
Os legionários lembraram dos estudos bíblicos, meditações, palestras, impulsos da igreja para a sociedade de amparo ao próximo e ações missionárias e diaconais. Doações para o Hospital de Brusque, bancos para a Comunidade São João Batista, ofertas financeiras para as comunidades de Brusque e cadeiras de roda são alguns dos exemplos.
Lembraram também que o primeiro encontro em âmbito sinodal aconteceu em Brusque, assim também como o 3º Fórum do Homem Luterano, hoje denominado Convenção Nacional da Lelut. O grupo é formado por 50 legionários que têm como desafio fortalecer a fé, criar vínculos comunitários e serem agentes de transformação na região onde vivem.