Jovens do Sínodo Vale do Itajaí participaram no domingo, 1º de outubro, do Seminário de Lideranças, no Centro de Eventos Rodeio 12. A partir do tema: “Imersão JE - O trabalho com jovens na IECLB” foi possível dialogar sobre o exercício da liderança nas atividades com grupos nas comunidades.
A partir das perguntas: Como está a minha espiritualidade? De que forma a alimento?, Quais as orações que aprendemos na infância e que ainda hoje guardamos no coração e na memória?, a catequista Rosilene Schultz convidou lideranças jovens a seguirem a recomendação do reformador Martim Lutero: Por isso é bom que, de manhã cedo, se faça da oração a primeira atividade, e de noite, a última. As lideranças da juventude foram convidadas a orar em silêncio e com auxílio da metodologia da oração das cores.
O assessor de Comunicação do Sínodo, Tobias Mathies, e o pastor sinodal Alan Schulz convidaram as pessoas presentes a refletirem sobre o movimento jovem na igreja e os perfis da liderança. Ambos trouxeram exemplos do que se espera de uma liderança que inspira, mobiliza, articula e acompanha as pessoas.
“A partir do batismo somos trazidos para a comunidade de fé, nela vivemos o nosso protagonismo cristão, baseado no serviço de amor ao próximo. Amar, acolher e incluir são três verbos que resumem nossa atuação jovem no mundo - o nosso protagonismo como liderança servidora.”, ressaltou Schulz.
Num segundo momento, o grande grupo foi dividido para o estudo de temas que podem ser aplicados nas comunidades. A partir do material elaborado pela Secretaria de Ação Comunitária da IECLB, o Palavração, os pastores Felipe Pereira, João Carlos de Souza e Ernóbio Velten apresentaram a proposta.
“Um encontro como este fortalece ainda mais a nossa integração. Como lideranças, queremos promover formação que desafie mais pessoas a se engajarem com as atividades com jovens. O envolvimento do jovem inicia na comunidade”, alegrou-se a coordenadora da JE Sinodal, Miriam Hülle Jandrey.