Nos dias 26, 27 e 28 de julho, cerca de 40 jovens tiveram a oportunidade de aprimorar suas habilidades de liderança e música. O encontro sediado na Paróquia Bom Pastor, em Brusque (SC), teve início sexta a noite com uma meditação do pastor sinodal Breno Carlos Willrich. O pastor falou sobre a Jornada Mundial da Juventude e citou que os jovens são protagonistas no mundo e representam o rosto de Cristo.
Após o delicioso jantar feito pelas mães de apoio dos jovens de Brusque, foram criadas comissões de trabalho para os jovens. Foram separadas equipes de louvor, meditação e carta mensagem. Todos foram convidados a assistir um filme sobre liderança e trabalho em equipe.
No sábado iniciamos os trabalhos com a equipe de louvor seguido da equipe de meditação, que nos lembrou que cada jovem tem o seu papel dentro do grupo, sendo líder, músico, artista, etc. Também contamos com a presença do pastor Arnaldo da Rocha Clemente, da Paróquia de São João Batista, que falou sobre o protagonismo e a iniciativa jovem.
Durante a tarde os jovens foram divididos em duas oficinas. Na oficina de liderança os jovens aprenderam sobre cada tipo de líder e sobre como iniciar uma liderança dentro do grupo. Também aprenderam a lidar com cada tipo de grupo e a identificar pontos fracos e fortes dentro do grupo, assim como oportunidades e ameaças. As informações foram passadas pela coordenação da Juventude Evangélica Sinodal do Vale Itajaí: James Döring, Jonathan Dorow, Sara Bona e Hellory Cindy.
Além disso foi realizada uma discussão para solução de problemas encontrados nos grupos e formas de solucioná-los. Por fim, o presidente da Juventude Sinodal lembrou a importância de se cultivar novas lideranças e fortalecer o grupo na fé.
Na oficina de música discutimos sobre boas e más ações tomadas por uma banda de igreja e seus integrantes. Técnicas foram propostas para melhorar o andamento de um ensaio. Duas músicas foram compostas e foi feito um novo arranjo para a música Tempo Presente. Todo o trabalho foi apresentado no momento de louvor para os jovens.
Mais um filme foi passado durante a noite, mostrando a importância da liderança e do incentivo ao grupo. Jogos de cartas e vôlei foram feitos e houve um momento de descontração e integração entre todos. No domingo de manhã fomos ao culto paroquial e logo após o almoço encerramos as atividades do encontro.
Voltamos para casa motivados e renovados para continuarmos o trabalho com a Juventude em nosso Sínodo. Além de fomentar e incentivar novas lideranças não só nos grupos de JE, mas também em todas as áreas das nossas comunidades.