Os 180 anos de imigração alemã serão lembrados em Santa Catarina, a partir de eventos programados pelo governo do Estado, igrejas luteranas, prefeituras, e organizações culturais. No caso da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), acontece, entre os dias 25 de outubro a 6 de novembro, uma série de concertos com a participação do coro de metais da Alemanha, Franconian Brass Ensemble e coros das comunidades luteranas.
“Estes eventos marcam uma data muito importante também para a Igreja. Temos a oportunidade de reconhecer todo o legado herdado dos imigrantes que colonizaram nosso país, neste caso, em especial os alemães”, reforça a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.
A abertura está programada para o dia 25 de outubro, às 20 horas, na Igreja Martin Luther – Paróquia da Itoupava Seca, em Blumenau (SC). No dia seguinte, às 17 horas, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina recebe a comitiva para uma sessão solene, que contará com a presença do pastor-presidente da IECLB, Doutor Walter Altmann. Nos dias 27 e 28, às 20 horas, é a vez do litoral realizar os concertos, nas igrejas de Balneário Camboriú e Itajaí, respectivamente. Rio do Sul, na Igreja da Cristo; Timbó, na Igreja da Ressurreição; Pomerode, na Paróquia Apóstolo André (8h30); e Brusque, na Paróquia Martin Lutero (Bateas), nos dias seguintes encerram as apresentações no Vale do Itajaí. E ainda, nos dias 4,5 e 6 de novembro acontece nas paróquia Cristo Bom Pastor e São Mateus, em Joinville; e na Paróquia Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul.
O evento está sendo coordenado pelo Conselho Sinodal de Música do Sínodo Vale do Itajaí e patrocinado pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Desenvolvimento Regional de Blumenau e de Turismo, Cultura e Esporte.