Os sinos das comunidades luteranas do Sínodo Vale do Itajaí badalaram ao meio dia, desta sexta-feira, dia 1º de dezembro, durante 10 minutos. A iniciativa é uma parceria do Sínodo Vale do Itajaí com a ABAPA - Associação Blumenauense de Apoio e Prevenção à AIDS.
Eleger o 1º de dezembro como Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. No Brasil, a data foi adotada a partir de 1988 por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. Desde então, todos os anos o 1º de dezembro é realizado mundialmente, tendo apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países com intuito de reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. Lembra também a todos/as da importância de atitudes preventivas com relação à doença e alerta sobre as dificuldades encontradas no sistema de saúde para que atendam todas as especificidades desta doença. Desde 1997, a ABAPA faz um trabalho junto com as igrejas católicas e luteranas com o objetivo de chamar a atenção da população sobre as questões que envolvem a epidemia.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil também tem trabalhos específicos de acompanhamento e orientação para as pessoas que contraíram o vírus. O departamento de diaconia conta com projetos como o ASPA para desmarginalizar, apoiar e defender pessoas que contraíram o vírus, além de trabalhar fortemente com a questão da prevenção.
Tobias Mathies - tobiasmathies@terra.com.br