A Pastoral da Pessoa com Deficiência é uma atividade diaconal que promove o acolhimento, o bem-estar, a reflexão cristã, a inclusão e a integração de familiares, amigos e as pessoas com deficiência. A partir desta proposta, a coordenação promoveu um encontro, no dia 20 de novembro, no Centro de Eventos Rodeio 12, que envolveu 40 pessoas vindas de diversas comunidades do Sínodo Vale do Itajaí.
O pastor sinodal Guilherme Lieven acolheu com uma meditação intitulada “Igreja que serve e cuida”. O tema foi desenvolvido na reflexão sobre os nós da vida e o cuidado de Deus em ajudar a desatá-los. O encontro foi marcado por momentos de convivência, brincadeiras, cantos e teatro.
Um culto campal emocionou as pessoas presentes, que juntas montaram um grande quebra-cabeça com a imagem do convite, que continha mãos com diferentes tamanhos e cores, representando a diversidade na unidade. A reflexão fez uma analogia com o corpo de cristo e suas muitas partes.
“Deus cria a diversidade que gera a riqueza da comunhão com Deus e as pessoas, onde cada uma é respeitada e reconhecida como imagem de Deus. Este Deus que ama nos impulsiona a criar espaços de inclusão e acessibilidade em nossas comunidades, tanto nas edificações, quanto em nossos pensamentos e gestos”, completou o assessor de Formação e das Pastorais, P. Me. Alan Schulz.