Um dos templos mais significativos do Vale do Itajaí completou 40 anos. A celebração de ação de graças aconteceu no dia 25 de agosto, na igreja Martin Luther, Paróquia da Itoupava Seca, em Blumenau (SC). A pregação foi conduzida pelo pastor sinodal Breno Carlos Willrich.
“A igreja Martin Luther foi e quer continuar sendo um espaço de comunhão de todo o povo de Deus, um local para enxergar a vida com os olhos de Cristo, para encontrar a força de Deus e para louvar e adorar o criador. Que neste ‘navio’ as pessoas sejam conduzidas a uma nova vida”, desafiou o pastor sinodal.
O primeiro culto evangélico-luterano realizado na região da Itoupava Seca aconteceu na então Escola Particular, hoje, Escola Básica Municipal Machado de Assis. No dia 15 de setembro de 1929 foi inaugurada a Igreja da Cruz. Pelo grande crescimento da região, com mais de mil famílias, 25 anos mais tarde foi lançada a pedra fundamental do novo templo.
Para o projeto arquitetônico foi indicado o arquiteto Hans Bross, diplomado na Alemanha. A direção técnica ficou sob responsabilidade do engenheiro Hans Stewien. O culto inaugural da igreja Martin Luther aconteceu no dia 26 de agosto de 1973, celebrado pelo pároco, pastor Diether Prinz; com a presença do então pastor-presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), pastor Karl Gottschald.
A forma arquitetônica deste templo tem na sua essência importantes passagens bíblicas. Em primeiro lugar, no seu formato de barco/navio. A partir de Marcos 4. 35s, quando Jesus acalma a tempestade, o barco, no qual estavam os discípulos, era a Igreja Cristã, com todas as dificuldades e tempestades por que passava. “Qual barco singra pelo mar, a Igreja do Senhor”.
A Igreja é o povo de Cristo, representado no templo pelas 12 colunas laterais de sustentação. Conforme explica o pastor sinodal, 12 na Bíblia é o número da plenitude: 12 eram as tribos de Israel, 12 eram os discípulos de Jesus... “O número da plenitude nos exorta a vivermos na Igreja a inclusão de todos e a comunhão”, destacou Willrich.
As três colunas junto ao altar representam a Trindade: o Deus que criou; o Deus, que com sua morte e ressurreição, salvou; e o Deus que impulsiona com seu sopro. De semelhante forma, Deus estende os seus braços amorosos, acalmando as tempestades, representados na arquitetura do altar. A figura também mostra os braços do povo de Deus, que se dirige ao altar e os ergue para louvar a Deus, agradecer-lhe, orar e cantar. “Quantas pessoas foram animadas a seguir em frente quando pensavam em desistir? Quantos entraram neste templo sobrecarregados e saíram com a certeza de que Deus é maior? Somos gratos por tudo que aconteceu até aqui”, concluiu Willrich.
Atualmente a Paróquia da Itoupava Seca é composta de 7,5 mil membros. Pertence à Comunidade Evangélica de Blumenau e é guiada espiritualmente pelos pastores Renato Creutzberg e Reinhard Antonio Koch. Possui uma série de setores de trabalho e, dentre eles, a Ordem Auxiliadora de Senhoras da Itoupava Seca (OASIS), mantenedora do Jardim de Infância Princesa Isabel e do Jardim de Infância Teresa Cristina.