O Sínodo Vale do Itajaí realizou no sábado, 05/05, a 22ª Assembleia Sinodal. Delegados foram impulsionados pela pregação do pastor-presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich, com o tema: “Servir ao Reino de Deus na IECLB”. Lideranças, ministros e ministras foram motivados para o serviço na igreja comprometido com a ética luterana, que não se vende aos extremismos e a polarização social que se instalou na sociedade. “A igreja tem o papel de ser luz neste contexto exercitando a autocrítica. Também ser luz no âmbito da economia social e ainda na política pública, com o olhar voltado sempre para a vida digna, justa e responsável neste mundo”.
Os delegados elegeram o pastor Guilherme Lieven para a função de pastor sinodal. Ele nasceu em Teófilo Otoni (MG) e tem 59 anos. É casado com Norma Krüger Lieven e tem três filhos. Estudou, na então, Escola Superior de Teologia, em São Leopoldo (RS). Foi ordenado ao ministério pastoral em 1987. Atuou na Paróquia de Santa Helena (PR); na Comunidade em Boa Vista (RR), na Paróquia Norte (RJ), na Paróquia de Vila Velha (ES) e na Paróquia do ABCD (SP). Entre as funções extraparoquiais foi pastor sinodal do Sínodo Sudeste; foi pastor-coordenador da Juventude Evangélica da ex-5ª Região Eclesiástica da IECLB, foi vice-pastor distrital, no Distrito do Rio de Janeiro (RJ) e representou a IECLB em diversos organismos ecumênicos. Atualmente é diretor do Centro de Eventos Rodeio 12.
Na função de vice-pastora sinodal foi eleita a pastora Mirian Ratz. Ela tem 41 anos e nasceu em Santo Augusto/RS. Em 2000, formou-se na Faculdades EST. Realizou estágio na Paróquia de Sapiranga/RS. O PPHM foi acompanhado em Formosa/GO. Em 2001 foi enviada pela Igreja para atuar na Comunidade de Porto Nacional, em Tocantins. Na área extraparoquial participou, em 1998, de um Intercâmbio com o Seminário Evangélico de Teologia, em Matanzas/Cuba. Atuou como voluntária da ONG Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação. Assumiu também a coordenação do Projeto Jovens em Ação. Mirian também atuou na Juventude Evangélica Sinodal do Sínodo Brasil Central e integrou, como ministra ordenada, o Conselho Nacional da Juventude Evangélica. Atualmente atua como pastora na Paróquia de Timbó.
Foram eleitas outras 31 pessoas, entre elas, Roberto Boebel que será o representante do Sínodo no Conselho da Igreja. A assembleia ainda indicou nove pessoas para cargos que serão eleitos no próximo Concílio da IECLB.
Durante todo o dia foram trabalhadas temáticas com a analogia de que a igreja é como um barco. A tripulação precisa de cuidados, e isto é responsabilidade de todos: ministros, ministras e lideranças. “Continuemos nesse barco que trará sim muitos desafios, mas certamente muitas oportunidades. “Juntos nesta embarcação, podemos ter a certeza de que Jesus é quem conduz o leme e, por isso, ainda que ondas queiram nos derrubar, o barco seguirá navegando rumo aos outros 500”, desafiou o coordenador do Planejamento Estratégico Missionário do Sínodo, Adelino Sasse.