Uma noite de muitas surpresas marcou a comemoração do jubileu de prata de um dos primeiros grupos de OASE de horário alternativo do Vale do Itajaí, na noite de 17 de setembro, em Timbó (SC). O grupo foi proposto em 1983 pelo pastor Clovis Horst Lindner e sua esposa Ingrid, durante sua atuação no segundo pastorado local. A idéia era de dar oportunidade de encontro a mulheres que atuavam profissionalmente no chamado horário de expediente.
“Sem querer, a gente acabou fazendo história, num tempo em que a emancipação feminina se consolidava, a mulher começava a conquistar o direito ao ministério pastoral na IECLB, e a Faculdade de Teologia iniciava o então polêmico debate em torno da teologia feminista”, lembrou Lindner aos convidados da noite comemorativa.
O pastor local, Bernt Emmel, dirigiu a programação da noite, com datashow sobre as atividades do grupo no passado e no presente. Como presente pelo jubileu, o grupo foi conduzido por Emmel à sala da OASE, toda reformada e decorada. No centro da roda de cadeiras, estava uma mesa litúrgica com uma mala antiga repleta de lembranças da trajetória de 25 anos da “OASE da Rua Rio do Sul”, como era conhecido o grupo. Após homenagem às fundadoras e relatos emocionados das participantes, houve um coquetel comemorativo.