O cuidado com a criação de Deus precisa ser prioridade do cristão. Desmatar, destruir, poluir e desperdiçar são verbos que não combinam com atitudes cristãs. Esta é a mensagem que as comunidades do Sínodo Vale do Itajaí, motivadas pelo Programa Ambiental Galo Verde, estão deixando neste mês de outubro durante a campanha “Um gesto de amor, uma ação diaconal”.
O amor de Deus revelado em Jesus Cristo coloca a comunidade em movimento. Foi com enxada, pá e outros equipamentos de jardinagem que as pessoas colocaram a mão na terra, literalmente, para plantar mudas de árvores no pátio das igrejas no Vale do Itajaí. O desafio é que cada uma das 85 comunidades possam ecoar o gesto de cuidado com o meio ambiente. Nas fotos é possível sentir este movimento nas comunidades Blumenau Centro, João Batista, Evangelista Lucas, Fidélis e Gaspar. As árvores são das mais variadas espécies, de frutíferas e nativas a sombreiros e de ornamentação.
“Eu me sinto muito feliz por ter plantado uma árvore frutífera em nossa comunidade! Não sei se viverei para colher os frutos, mas como disse Lutero: Se eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, hoje plantaria uma árvore!, esperançou-se Ana Rosa Martins, da Comunidade de Gaspar.
São propostas como estas que a campanha desafiou as pastorais do Sínodo Vale do Itajaí a promoverem ações diaconais que semeiam iniciativas de partilha e gratidão. A campanha reforça o chamado para traduzir o evangelho de Jesus Cristo em ações concretas. Gestos de amor anunciam o evangelho de maneira simples, frutos da vivência da fé com gratidão, esperança, comunhão e compromisso. Conheça outras iniciativas nos próximos dias.