O Sínodo Vale do Itajaí recebeu a doação de um quadro, com a pintura do retrato do reformador Martin Luther, durante a Conferência Ministerial, que aconteceu no dia 10 de agosto, no Centro de Eventos Rodeio 12. A pintura data do século XIX. O pastor Cláudio Schefer, da Paróquia Bom Pastor, em Brusque/SC, entregou a obra de arte ao pastor sinodal Alan Schulz, para que fosse exposta em seu escritório na sede sinodal.
No dia 09 de maio a obra foi doada por Astrid Renaux, bisneta do cônsul Carlos Renaux, com a presença do neto e anuente Rodrigo Telles. Um termo de doação foi celebrado entre a família Renaux e o Sínodo Vale do Itajaí. O restaurador da obra foi o artista plástico brusquense Karl Teichmann.
Segundo Schefer, a obra é de um artista europeu e durante a 2ª Guerra Mundial foi trazida por imigrantes ao Brasil. A partir de um diálogo com a família Renaux, entendeu-se que a obra seria preservada e estaria segura na sede do Sínodo Vale do Itajaí. “Quem adquiriu a pintura foi o avô da senhora Astrid e desde então é passado de geração em geração na família. Esta foi uma forma de valorizar a compra e manter a memória”, finalizou.
“A obra representa uma parte importante da história do protestantismo e, ao mesmo tempo, da história da cidade de Brusque, dos imigrantes pioneiros e os desafios enfrentados por eles. Ela tem valor artístico e histórico”, enfatizou o pastor sinodal Alan Schulz.