Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Família Renaux de Brusque doa obra de arte ao Sínodo Vale do Itajaí

10/08/2023

Quadro 1
Quadro 2
Quadro 3.
Quadro 4.
Quadro 5.
Quadro 6.
1 | 1
Ampliar

O Sínodo Vale do Itajaí recebeu a doação de um quadro, com a pintura do retrato do reformador Martin Luther, durante a Conferência Ministerial, que aconteceu no dia 10 de agosto, no Centro de Eventos Rodeio 12. A pintura data do século XIX. O pastor Cláudio Schefer, da Paróquia Bom Pastor, em Brusque/SC, entregou a obra de arte ao pastor sinodal Alan Schulz, para que fosse exposta em seu escritório na sede sinodal.

No dia 09 de maio a obra foi doada por Astrid Renaux, bisneta do cônsul Carlos Renaux, com a presença do neto e anuente Rodrigo Telles. Um termo de doação foi celebrado entre a família Renaux e o Sínodo Vale do Itajaí. O restaurador da obra foi o artista plástico brusquense Karl Teichmann.

Segundo Schefer, a obra é de um artista europeu e durante a 2ª Guerra Mundial foi trazida por imigrantes ao Brasil. A partir de um diálogo com a família Renaux, entendeu-se que a obra seria preservada e estaria segura na sede do Sínodo Vale do Itajaí. “Quem adquiriu a pintura foi o avô da senhora Astrid e desde então é passado de geração em geração na família. Esta foi uma forma de valorizar a compra e manter a memória”, finalizou.

“A obra representa uma parte importante da história do protestantismo e, ao mesmo tempo, da história da cidade de Brusque, dos imigrantes pioneiros e os desafios enfrentados por eles. Ela tem valor artístico e histórico”, enfatizou o pastor sinodal Alan Schulz.

 

  


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 71045

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br