Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br
Uma iniciativa do Sínodo Vale do Itajaí reuniu 130 pessoas, dentre lideranças, presbíteros e obreiros, em dois grandes encontros para formar visitadores que vão trabalhar a Contribuição Voluntária entre os mais de 85 mil membros das paróquias do Vale. No último sábado (14), em Gaspar e Timbó, uma vasta agenda apresentou a proposta aprovada há quatro na Assembleia Sinodal.
“A oferta é necessária para manter e desenvolver a missão de Deus no mundo, com as atividades que acontecem nas comunidades e paróquias. A oferta de cada um soma-se a outras dádivas, que proporcionarão benefícios no trabalho da Igreja”, afirma a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.
Os multiplicadores de visitação receberam orientações sobre os procedimentos de uma visita. De acordo com o material é necessário um planejamento estratégico, considerando o tempo, envolvimento e capacidade das equipes. Neste primeiro momento, considera-se que é preciso criar um laço de afetividade e uma oportunidade de atualizar informações. Num segundo momento, de acordo com o Seminário, foram repassadas estratégias sobre o que conversar, como realizar uma visita, o que observar e como finalizar a visitação (veja o material abaixo).
A coordenação do evento preparou, também, uma apresentação sobre os Orçamentos Gerais da Igreja e do Sínodo. A ideia era mostrar aos participantes como são investidos os recursos que são doados com as contribuições e ofertas. Por exemplo, que a IECLB investe 30,5% em formação nas áreas de teologia, lideranças comunitárias e educação cristã. E ainda, são investidos quase 18% da arrecadação em projetos missionários, subsidiando 54 projetos em comunidades novas, carentes e distantes por todo o Brasil.
Com o projeto da Contribuição Voluntária pretende-se mudar a maneira com que os membros apoiam o sustento dos trabalhos da Igreja. Na história, o modelo de contribuição passou por diferentes fases. Primeiro, o pagamento por serviços prestados, depois o sistema de anuidade. Também, as contribuições mensais ou proporcionais já foram aplicadas. “Agora chegou a hora de discutirmos o voluntariado como ato de gratidão a Deus. O Novo Testamento apresenta muitas passagens que falam do ofertar, contribuir e viver em paz com o próximo. Estes três estão intimamente ligados e não devem e nem podem ser separados”, explica o coordenador da Comissão Sinodal da Contribuição Voluntária, pastor Raul Wagner.
A partir deste encontro, comissões paroquiais serão formadas para iniciar o trabalho em cada uma das 85 comunidades. “Não temos pressa, queremos que este processo seja maduro e consciente. Que o membro entenda o seu papel de fé, gratidão e compromisso com o trabalho da Igreja”, finaliza a presidente do Conselho Sinodal, Lea Stange de Oliveira.
Informações estatísticas IECLB e Sínodo | Fundamentação bíblica
Organizando a visitação | Orientações para fazer uma visita