O encontro de coros do Sínodo Vale do Itajaí completou 15 anos e uma festa marcou a data, no domingo, dia 4, no Teatro Municipal, em Pomerode (SC). As 22 apresentações, de grupos vindos das mais diversas paróquias do Sínodo, que juntaram mais de 500 pessoas, deram o tom especial daquela tarde.
O orientador teológico do Conselho Sinodal de Música e Liturgia, pastor Alexander Roberto Busch, alegrou-se com a diversidade de repertório musical e instrumental, além dos diferentes estilos e jeitos de manifestar a fé. “Foi um evento memorável, em um lugar tão nobre. O louvor foi valorizado na sua essência”.
Durante o evento também aconteceu um workshop coordenado pelo músico e maestro Roberto Rossbach. A ideia foi oportunizar aos grupos uma nova música, para que pudessem levar às comunidades e incluí-la no repertório. “Assim como em outras edições, sempre primamos em unir a formação musical à apresentação dos coros. Trazer uma canção que possa ser ensaiada e depois reproduzida nas comunidades é algo que completa a nossa missão”, enfatizou a coordenadora do Conselho Sinodal de Música e Liturgia, Rubia de Oliveira.
Participar do encontro de coros me fez sentir orgulhoso e pensar em como a iniciativa de valorização da música comunitária de Lutero foi tão gratificante. Foi uma das práticas mais incentivadas durante a Reforma e agora cabe à nós continuarmos a incentivar e colocar em prática dentro das comunidades. Parabéns à todos os coros participantes do evento! E que possam continuar cantando com voz de alegria, ressaltou o jovem Matheus Pacher, da Paróquia de Timbó
“O convívio que a gente experimenta neste dia é muito importante. Podemos perceber o que acontece nas paróquias e ao mesmo tempo trocar experiências para que possamos levar novas ideias também para as nossas comunidades”, alegrou-se Rúbia Magali Scheidt, da Paróquia Blumenau Velha Central.