“Com um profundo respeito, tenho uma grande admiração pela caminhada ministerial e pelos desafios enfrentados ao longo dos anos na IECLB”. Motivado por esta afirmação, o pastor Me. Alan Schulz, assessor teológico do Sínodo Vale do Itajaí, acolheu ministras e ministros eméritos e viúvas para um encontro sinodal, que aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, no Centro de Eventos Rodeio 12, Rodeio/SC.
Schulz trabalhou os desafios missionários do planejamento sinodal a partir de seis temas facilitadores: lideranças, ministros e ministras, setores de trabalho, instituições, comunidades e tecnologias. O objetivo da atividade foi colher leituras e análises da realidade eclesiástica. “Precisamos ouvir e dialogar com todos os setores da igreja. O planejamento precisa ser uma ferramenta participativa e que ilumine nossa caminhada como igreja de Jesus Cristo. Não é algo estático mas está sempre em constante transformação”.
Uma árvore cheia de sonhos, de esperança e fé foi formada a partir deste diálogo. Os eméritos puderam contribuir com propostas e observações que serão trabalhadas no dia 29 de outubro, no Planejamento Missionário do Sínodo para 2023. As folhas amarelas dos eméritos que, somadas às folhas verdes do Conselho Sinodal, às flores dos secretários paroquiais e as pontuações da Conferência Ministerial, nortearão a atividade final do Planejamento Missionário, que será discutido no dia 29 de outubro, no Centro de Eventos Rodeio 12.
Uma celebração com Santa Ceia, na Capela 12 Apóstolos, encerrou o encontro anual com a esperança de que novos momentos celebrativos aconteçam nos próximos meses. “A igreja é muito grata pela dedicação e pela experiência de cada um de vocês”, encerrou o pastor Alan.