O que é absoluto e permanece, o que é passageiro em nossa vida? No que nos agarramos para nos dar segurança, sentido e para continuarmos firmes na luta da vida? O que é a coisa mais importante e valiosa numa comunidade cristã? São as pessoas, são as nossas crenças ou melhor a nossa fé? A partir destas perguntas, o pastor Edimar Schwingel refletiu com a comunidade o texto de Filipenses intitulado “Completamente Unidos com Cristo”. Na noite do sábado, dia 02 de abril, a família pastoral despediu-se das comunidades da Fortaleza Alta, São Mateus e Alto Baú, que formam a Paróquia da Fortaleza, em Blumenau/SC.
Schwingel concluiu a pregação e animou a comunidade: “É a fé que busca a comunhão visível com as pessoas. É esse buscar juntos, na mesma fé, um objetivo, um alvo. Todos nós carregamos anseios e desejos. O chamado de Cristo vocaciona e determina a rota da corrida na qual também nós nos encontramos. A vocação é grandiosa e sublime, por se tratar de um chamado divino. As forças para isso vem de Cristo”.
Edimar é casado com Carla Köche. Ele ingressou na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, em 1984. Entre 1987 e 1988 realizou um intercâmbio na Augustana Hochschule, em Neuendettelsau/Alemanha. Em 1991 assumiu o pastorado da Paróquia Rincão da Porta Pinhal, em Paraíso do Sul/RS. Entre 1999 e 2004 foi pastor intercambista na Igreja Evangélica da Baviera/Alemanha, quando atuou na Comunidade de Neudrossenfeld. Em 2005 assumiu a Paróquia Evangélica de Nova Petrópolis/RS. Desde 2016 atua em Blumenau/SC. A partir de maio inicia a atividade ministerial na Comunidade da cidade de Schönwald, região do Fichtelgebirge, norte da Baviera, na Alemanha.